O momento perfeito de Deus em Tbilisi

Por Andrew Mcchesney

Zurab se considerava um cristão, mas seu relacionamento com Deus consistia somente em acender velas em uma catedral na antiga República Soviética da Geórgia. Ele tinha uma Bíblia em casa, mas só a pegava para tirar o pó.

Então sua consciência começou a incomodá-lo, e ele pensou: Se eu sou cristão, por que não leio a Bíblia? Um desejo o encheu de ler a Bíblia.

Ele pegou a Bíblia e leu do começo ao fim. Ele aprendeu pela primeira vez sobre o Sábado do Sétimo Dia. Surpreso, ele procurou mais informações online. Ele assistiu a cerca de 100 sermões no YouTube e foi atraído por um pregador que explicou a Bíblia de forma clara. O pregador se identificou como um Adventista do Sétimo Dia e disse que a igreja era composta por milhões de membros que guardavam o Sábado do Sétimo Dia.

Zurab nunca tinha ouvido falar de Adventistas, e ele recuou diante da ideia de se tornar um. Muitos georgianos acham que os Adventistas pertencem a uma seita. Ele pesquisou na internet por outra igreja que adorasse no Sétimo Dia e praticasse outras verdades bíblicas que ele havia aprendido, mas sem sucesso.

Então, numa manhã de Sábado, ele apareceu em uma igreja Adventista na capital da Geórgia, Tbilisi. Ele ficou do lado de fora, querendo entrar e não querendo entrar. Então a porta se abriu, e alguém o convidou para entrar.

Zurab recebeu uma recepção calorosa. “É sua primeira vez na Igreja Adventista?” alguém perguntou.

“Sim, é a minha primeira vez”, disse ele. “Ótimo!”, disse outra pessoa. “Venha também ao nosso programa evangelístico.” Acontece que a igreja planejava realizar reuniões evangelísticas naquela mesma noite.

Zurab compareceu ao culto de adoração pela manhã e à reunião evangelística à noite. Depois disso, ele retornou todas as noites pelas próximas duas semanas. Então ele foi batizado. Hoje, um ano depois, Zurab, de 36 anos, tem um novo relacionamento com Deus. Ele lê a Bíblia todos os dias e a compartilha com sua esposa e dois filhos, que também vão à igreja com ele no Sábado.

Zurab fica surpreso com a forma como tudo se encaixou — seu desejo de ler a Bíblia, sua descoberta do Sábado e do pregador online, e sua chegada à igreja Adventista no mesmo dia. dia como seu primeiro encontro evangelístico.

Ele não foi à igreja por causa de uma iniciativa de extensão missionária. Mas o espírito missionário dos membros da igreja o fez se sentir bem-vindo e em casa. “Tudo se encaixou tão bem”, disse ele

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org

Preparando-Se para o Fim

Até agora, encontramos o início do ministério de Jesus (lições 1 a 4) e exploramos como a revelação resultou em conflito (lições 5 a 7). O resto de nossos estudos vai se concentrar na iminente crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Em João 12, a história começa a mudar.

À medida que os ensinamentos de Jesus continuavam a dividir as multidões, Ele anunciou claramente que a Sua hora havia chegado (João 12:23, 27). João 12 tem quatro seções principais: Maria lavando os pés de Jesus (versículo 1-11), a entrada triunfal em Jerusalém (versículo 12–19), as interações de Jesus com a multidão (versículo 20–36) e uma reflexão sobre a resposta do povo a Jesus, seguida de um desafio (versículo 36–50).

Maria lavando os pés de Jesus conecta João 11 e 12. As correlações sugerem que os dois capítulos devem ser entendidos juntos. A ressurreição de Lázaro é um ponto alto do Evangelho que demonstra a vitória de Jesus sobre a morte. No entanto, vemos a morte invadindo a história mais uma vez, desta vez ameaçando Cristo. A alegria do jantar foi ofuscada pela sombra da morte.

Os quatro Evangelhos registram esse encontro, embora Lucas o coloque mais cedo em sua narrativa (veja Mateus 26:6–13; Marcos 14:3–9; Lucas 7:36–50). É natural se perguntar, dado a singularidade da recontagem de Lucas, se foi o mesmo evento. No entanto, os pontos de semelhança entre os relatos, somados à importância da afirmação de Jesus em Mateus 26:13 (também em Marcos 14:9), tornam quase inconcebível que um escritor tão meticuloso quanto Lucas negligenciaria essa história. No Evangelho de João, essa história é um momento crucial onde tudo começou a apontar para a iminente morte de Jesus. Jesus anunciou aos que estavam presentes no jantar que a unção feita por Maria era para o Seu sepultamento.

Essa história acontece na semana da Páscoa (João 12:1). João é o único Evangelho que identifica claramente três festas da Páscoa diferentes durante o ministério de Jesus (João 2:13; 6:4; 12:1). Isso sugere que o ministério de Jesus durou cerca de 3,5 anos. Os últimos dez capítulos do Evangelho são dedicados à última semana da vida de Jesus e aos eventos posteriores.

Amor Extravagante

Maria derramou o equivalente a um ano de salários em um único presente. Seu ato de lavar os pés de Jesus prenunciou o momento em que Ele lavou os pés dos discípulos (João 13:1–20). O aroma do perfume raro e caro encheu toda a casa. Na ânfora quebrada, Jesus viu Seu próprio corpo quebrado. No unguento que estava se perdendo, Ele viu Seu sangue derramado pelo mundo, ainda assim rejeitado por muitos. A profunda devoção e amor de Maria refletem o amor de Cristo por nós. Seu presente extravagante apontava para o completo esvaziamento de Si mesmo por nós. O custo extremo desse perfume era uma pequena representação do presente muito mais caro de Deus: Seu Filho.

O doce cheiro do perfume que acompanhou Jesus pelo resto da semana foi um lembrete importante para Ele das pessoas que Ele veio salvar. “Ela guardou isso para o dia do Meu sepultamento”. O cheiro desse perfume deve ter sido um dos poucos encorajamentos que Jesus recebeu enquanto estava pendurado na cruz.

O ato de Maria expressou seu arrependimento e devoção, assim como o serviço de Marta comunicava amor e cuidado (João 12:26). Em forte contraste, Judas se dizia discípulo de Jesus, mas se ressentia da aceitação de Jesus a um presente tão extravagante. Judas iniciou a reclamação que se espalhou entre os discípulos (João 12:4, 5; Mateus 26:8). A defesa e o elogio de Jesus a Maria validaram as ações dela e repreenderam a atitude de Judas. Embora Maria tenha sido mal interpretada e julgada, Jesus aceitou sua expressão de amor. Assim como Maria, embora Jesus também tenha sido mal compreendido por muitos, Ele deu tudo para mostrar o amor extravagante de Deus por nós.

Os planos malignos dos principais sacerdotes contrastam de forma gritante com a generosidade do ato de Maria. Não bastava mais que Jesus morresse; eles também precisavam destruir Lázaro (João 12:9–11). A resposta dividida da multidão continuou e se intensificou na próxima cena. Uma multidão de peregrinos, a caminho de celebrar a Páscoa, começou um desfile, gritando repetidamente: “Hosana! Bendito é... o Rei de Israel!” (versículo 13). Eles agitaram ramos de palmeira, que representavam triunfo e vitória nacional. No entanto, apesar de todo o seu entusiasmo, estavam mal informados sobre que tipo de rei Jesus é e como será Sua vitória (João 16:33).

Ensinando as Multidões

A chegada dos gregos buscando Jesus confirmou os medos dos fariseus. Esses gregos eram provavelmente "temerosos de Deus", atraídos pelo monoteísmo judaico, mas não eram conversos completos. Quando André (que sempre trazia pessoas para Jesus (João 1:42; 6:8, 9) e Filipe apresentaram seu pedido a Jesus, Ele enfatizou a importância do momento: “Chegou a hora de o Filho do Homem ser glorificado” (João 12:23). A promessa da vinda do Salvador do mundo (João 4:42) estava sendo cumprida.

Jesus usou a ilustração de um grão de trigo morrendo para produzir uma colheita (João 12:24–26). A frutificação vem somente através da morte. A morte de Jesus resultou em uma colheita abundante de crentes ao redor do mundo, muito do que podemos ver no livro de Atos. O desejo dos gregos de ver Jesus prenunciava, de forma pequena, a extensão global da colheita que estava por vir.

Assim como uma semente que é enterrada no chão e morre, Jesus viveu uma vida de serviço sacrificial e, por fim, entregou Sua própria vida pelos outros. Aqueles que amam suas próprias vidas e se concentram em se proteger fazem o oposto do que Jesus fez em Sua vida e morte (João 10:11, 15, 17; João 15:13).

Jesus então ficou profundamente angustiado pela proximidade de Sua morte—e é compreensível. Ele temia a separação que viria de Seu Pai. No entanto, Jesus não orou pedindo uma fuga desse terrível teste. Ele se comprometeu a não recuar, dizendo: “Para isso eu vim” (João 12: 27). A humanidade de Cristo se encolheu diante da perspectiva da morte, mas Ele entregou completamente Sua vontade ao Pai (João 28; João 6:38).

Jesus declarou o profundo significado de Sua morte, indicando que, por meio dela, o mundo é julgado e o príncipe deste mundo seria expulso (João 12:30, 31; 14:30; 16:11). À medida que Jesus revelava o amor de Deus através de Seu sacrifício, Satanás e sua crueldade egoísta foram totalmente desmascarados. O resultado da morte de Cristo é que “todos” serão atraídos a Ele (João 12:32), como prenunciado pela chegada dos gregos que vieram ao templo buscando-O. Supremo ato de amor de Cristo atrairá todos a Ele.

Momento de Reflexão

► Como a história de Maria lavando os pés de Jesus acrescenta significado e importância ao serviço de lavagem de pés que os Adventistas do Sétimo Dia praticam?

► Como os discípulos foram lembrados de que a influência e a missão de Jesus se estendiam muito além dos limites de Israel? (João 12:20–22.)

► Em que sentido cada um de nós deve morrer antes de podermos dar frutos? (João 12:24–26.)

► Como Jesus sendo levantado na cruz atrairia todos a Ele? (João 12:34.)

► Como a cruz foi um prenúncio de julgamento? (João 12:30–32, 38.)

► Considere o uso de Isaías por João para explicar a rejeição de Cristo (João 12:38–41; Isaías 6:10, 11; 53:1). Que percepções você obtém?

► O que significa andar na luz (João 12:35, 36)? Se você perdeu a luz, como pode encontrar o caminho de volta para ela?

Terminando o Ministério Público

Muitas pessoas se questionaram por que Israel rejeitou o Messias. Essa pergunta não é nova; Paulo também se debateu com ela (Romanos. 9, 10, 11). João abordou o dilema citando certas passagens de Isaías (João 12:38–41; Isa. 53:1; 6:10, 11). João abordou o dilema citando alguns textos de Isaías (João 12:38-41; Isaías 53:1; Isaías 6:10, 11).

O primeiro texto se refere à compreensão de Isaías de que as pessoas não acreditariam. O segundo fornece uma explicação firme: os olhos e o entendimento do povo estavam endurecidos. Isso ecoa as palavras de abertura de João: “Ele veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11). A aceitação de Cristo teria um custo, um custo que muitos não estavam dispostos a pagar (João 12:42, 43; 3:20; 9:22).

João também aplicou as profecias de Isaías sobre a glória de Deus como sendo cumpridas através do ministério de Jesus (João 12:41). A glória de Jesus foi apresentada claramente desde o início do Evangelho (João 1:14; 2:11). João interpretou a visão da glória de Yahweh (Isaías 6:3) como referindo-se às pessoas que viram a glória de Jesus, mas não creram (João 12:41). Para João, não havia distinção entre a glória de Yahweh e a glória de Cristo - um argumento convincente da divindade de Jesus.

Apesar da incredulidade generalizada, alguns líderes responderam com fé. No entanto, o medo do ridículo ou de perder suas posições impediu muitos de expressar abertamente sua crença (João 12:42, 43). O desejo pela glória que vem dos homens em vez da que vem de Deus dificultou sua fé (João 12:43; 5:44). Talvez Nicodemos fosse uma dessas pessoas que tinham receio de se manifestar publicamente.

Agora, ao fechar Seu ministério público, Jesus fez um apelo final (João 12:44–50). Ele oferece salvação a todo o mundo. Nossa resposta a esse presente é a única limitação. As palavras finais do capítulo enfatizam a realidade do julgamento divino.

Derramando Amor

“Maria, derramando seu amor sobre o Salvador enquanto Ele estava consciente de sua devoção, O estava ungindo para o sepultamento. E à medida que Ele descia à escuridão de Sua grande provação, levava consigo a memória daquela ação, um penhor do amor que seria Seu de Seus redimidos para sempre” (Ellen G. White, O Desejo de Todas as Nações, p. 446).

“Um conselho de sacerdotes e fariseus foi convocado. Desde a ressurreição de Lázaro, a simpatia do povo estava tão claramente com Cristo que seria perigoso capturá-Lo abertamente. Assim, as autoridades decidiram prendê-Lo secretamente e conduzir o julgamento da maneira mais discreta possível... Assim, propuseram destruir Jesus. Mas, enquanto Lázaro vivesse, os sacerdotes e rabinos sabiam que não estavam seguros.

A própria existência de um homem que estivera quatro dias no sepulcro e que havia sido restaurado por uma palavra de Jesus causaria, mais cedo ou mais tarde, uma reação... Portanto, o Sinédrio decidiu que Lázaro também deveria morrer. Até onde a inveja e o preconceito levam seus escravos. O ódio e a incredulidade dos líderes judeus haviam aumentado tanto que eles chegariam a tirar a vida de alguém que o poder infinito havia resgatado da sepultura”.

“A hora da glorificação de Cristo havia chegado. Ele estava à sombra da cruz, e a pergunta dos gregos mostrou a Ele que o sacrifício que estava prestes a fazer traria muitos filhos e filhas a Deus. Ele sabia que os gregos em breve O veriam em uma posição que não sonhavam naquele momento. Eles O veriam colocado ao lado de Barrabás, um ladrão e assassino, que seria escolhido para libertação antes do Filho de Deus.

Eles ouviriam o povo, inspirado pelos sacerdotes e governantes, fazendo sua escolha... Por um momento, Ele olhou para o futuro e ouviu as vozes proclamando em todas as partes da terra: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.’ João 1:29. Nesses estrangeiros, Ele viu a promessa de uma grande colheita, quando a barreira entre judeus e gentios seria derrubada, e todas as nações, línguas e povos ouviriam a mensagem de salvação”.