Bem-aventurados os que creram

VERSO PARA MEMORIZAR:
"Jesus lhe disse: - Você creu porque Me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram’’ (João 20:29).

Leituras da semana:
João 8:54–58, Gênesis 12:3, Romanos. 4:1–5, João 12:1–8, João 19:4–22, João 20:19–31, Daniel 2, Daniel 7.
João apresenta uma diversidade de pessoas, com diferentes origens, crenças e experiências, que testemunham sobre quem é Jesus. João Batista declarou aos seus discípulos: "Eis o Cordeiro de Deus!" (João 1:36).

André disse a seu irmão:" Achamos o Messias!"(João 1:41). Filipe disse a Natanael: "Achamos Aquele de quem Moisés escreveu'(João 1:45). Natanael disse a Cristo:" Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!"(João 1:49). A samaritana indagou:" Não seria Ele, por acaso, o Cristo?" (João 4:29). Os samaritanos afirmaram:" Nós mesmos Ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo (João 4:42).

Pedro disse: "Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna"(João 6:68).Marta declarou: "Eu creio que o senhor é o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo'(João 11:27).O ex-cego afirmou:" Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo" o 9:25). Pilatos disse aos judeus: "Eis aqui orei de vocês" (João 19:14). "Eu não encontro Nele crime algum" (João 19:6).Tomé se entregou e disse: "Meu Senhor e meu Deus!"(João 20:28).

Por que essas pessoas deram esses testemunhos impressionantes a respeito da identidade de Jesus? Esse será o nosso estudo nesta semana.

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 16 de Novembro.

De comerciante de pins a Campista

Por Andrew Mcchesney

Toda a família de Jacob Pierce adorava trocar broches e eles se espalharam para encontrar novos broches no International Pathfinder Campori, nos Estados Unidos.

Então a mãe viu um homem com um broche do Alasca. Sabendo que Jacob amava Natureza do Alasca, ela tentou convencer o homem a fazer uma troca.

“Não posso negociar”, ele disse. “É um broche único para pastores no Alasca.”

O interesse da mãe só aumentou. “O que você faz no Alasca?”, ela perguntou. O homem se apresentou como Tobin Dodge, diretor do Alaska Camps, uma iniciativa missionária da Conferência do Alasca da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que patrocina acampamentos para crianças de 8 a 17 anos todo verão.

“Meu filho poderia trabalhar lá?”, perguntou a mãe. “Sim, aceitamos conselheiros em treinamento aos 16 anos e conselheiros aos 18”, disse ele. Jacob pulou na ideia de passar o verão no Alasca.

Ele se juntou à equipe do acampamento e foi três anos seguidos. A experiência no acampamento pode ser desafiadora, ele disse. Um ano, ele gostou de passar um tempo com um garoto nativo do Alasca no Camp Polaris, localizado no Lago Aleknagik, no sudoeste do Alasca.

Eles compartilhavam um interesse pela natureza e escalaram a Montanha Jackknife, que se eleva acima do acampamento. Mas o garoto se recusou a se comportar. Ele também usou linguagem vulgar e parecia mais interessado em promover superstições do que ouvir a verdade da Bíblia.

Ele culpou um garoto que havia matado uma aranha por um dia chuvoso, dizendo: "Se você matar uma aranha, chove". Jacob ficou frustrado. Mas no final do acampamento, o garoto deu um abraço em Jacob e foi até seu pai. Enquanto observava os dois, Jacob de repente começou a entender o comportamento do garoto.

O garoto estava praticamente se criando. “A maioria das crianças não tem nenhuma formação cristã”, disse Jacob, 20, em uma entrevista no Camp Polaris. “É isso que o torna realmente uma revelação e, para mim, um campo missionário incrível.”

Ele disse que as batalhas espirituais no Camp Polaris são diferentes daquelas de outros acampamentos de verão patrocinados pela Conferência do Alasca porque o acampamento é composto quase inteiramente por crianças nativas do Alasca, que frequentemente enfrentam problemas com traumas, superstições e abuso de substâncias.

“Mas estar aqui vale a pena”, ele disse.

“É um chamado mais forte do que qualquer outro que eu já vi. Deus realmente precisa de voluntários aqui. Este é um campo missionário.”

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org.

De volta a Abraão

Jesus não foi tímido em declarar quem Ele era, nem em chamar testemunhas para testificar quem Ele era, mesmo testemunhas que já tinham partido há muito tempo, incluindo Abraão. “ 'Seu pai Abraão se alegrou por ver o meu dia, e ele o viu e ficou feliz' ” (João 8:56).

Leia Gênesis 12:3; Gênesis 18:16-18; Gênesis 26:4; Mateus 1:1; Atos 3:25. Porque o testemunho de Abraão era tão importante a ponto de ser incluído no Evangelho de João?

“Por meio do tipo e promessa, Deus pregou antes o evangelho a Abraão'. Gálatas 3:8. E a fé do patriarca estava fixada no Redentor que viria. Cristo disse aos judeus: 'Vosso pai Abraão exultou por ver o Meu dia; e ele o viu, e ficou feliz.' João 8:56, margem. O carneiro oferecido no lugar de Isaque representava o Filho de Deus, que deveria ser sacrificado em nosso lugar. Quando o homem foi condenado à morte pela transgressão da lei de Deus, o Pai, olhando para Seu Filho, disse ao pecador: 'Viva: encontrei um resgate.' ”— Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 121, 122.

Abraão foi o pai da nação judaica. Ele recebeu a promessa de que, por meio dele, todas as nações seriam abençoadas. Essa bênção veio por meio do Messias, nascido por meio de sua linhagem.

Abraão também foi o pai daqueles que respondem a Deus com fé (Hebreus 11:8, 17–19). Sua disposição de sacrificar seu filho Isaque (Gênesis 22), o filho da promessa, não foi apenas uma evidência de fé, mas uma janela para o plano de salvação.

Quando Jesus disse: “Seu pai Abraão se alegrou por ver o meu dia” (João 8:56), os líderes responderam: “Você ainda não tem cinquenta anos e viu Abraão?” (João 8:57). A resposta de Jesus foi surpreendente. “Em verdade, em verdade vos digo que, antes Abraão era, EU SOU” (João 8:58).

Jesus usa uma linguagem que lembra o que Deus disse a Moisés na sarça ardente. Esta era uma afirmação de ser Deus, o Único auto-existente. Não há dúvida de que os líderes entenderam a implicação do que Ele disse porque então “pegaram pedras para atirar nele” (João 8:59).

Leia Romanos 4:1-5. Como Paulo usa a história de Abraão para revelar a verdade de que a salvação é somente pela graça mediante a fé, não pelas obras da lei? Esses versos ajudam a compreender a verdade de que Abraão é o pai dos que vivem pela f é?

O testemunho de Maria

Jesus falou Seis dias antes da Páscoa, Jesus veio visitar Maria, Marta e seu irmão Lázaro, a quem Jesus havia ressuscitado. Simão, que havia sido curado da lepra, ofereceu uma festa em agradecimento pelo que Jesus havia feito por ele. Marta estava servindo, e Lázaro estava sentado à mesa com os convidados (João 12:1–8).

Qual foi o significado das ações de Maria? Aquele foi um testemunho de quem Jesus realmente é? João 12:1-3.

O perfume era muito caro, valia cerca de um ano de salário de um trabalhador comum. Maria provavelmente trouxe esse presente como uma expressão de gratidão ao Salvador pelo perdão de seus pecados e pela ressurreição de seu irmão. Ela pretendia que fosse usado algum dia para o sepultamento de Jesus. Mas então ela ouviu que Ele logo seria ungido Rei. Nesse caso, ela seria a primeira a lhe dar honra.

Maria provavelmente não pretendia que seu gesto fosse notado, mas João observa: “A casa encheu-se com a fragrância do perfume” (João 12:3). Judas respondeu com uma rápida repreensão, afirmando que o perfume deveria ter sido vendido e o lucro dado aos pobres. Jesus imediatamente deixou Maria à vontade ao declarar: “Deixe-a em paz; . . . Os pobres vocês sempre têm com vocês, mas a mim vocês nem sempre têm” (João 12:7, 8).

Um tema recorrente percorre o Evangelho. Jesus sabe o que há nas pessoas (João 2:24, 25; João 6:70, 71; João 13:11; João 16:19). Nesta ocasião, na festa de Simão, Jesus sabe o que há em Judas. João tem o cuidado de apontar quem é Judas — um ladrão egoísta (João 12:6). “A fragrante dádiva que Maria pensara em prodigalizar sobre o corpo morto do Salvador, ela derramou sobre Sua forma viva.

No sepultamento, sua doçura só poderia ter permeado o túmulo; agora alegrava Seu coração com a certeza de sua fé e amor. . . . E ao descer para a escuridão de Sua grande provação, Ele levou consigo a lembrança daquele ato, um penhor do amor que seria Seu, de Seus redimidos, para sempre.” — Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 446.

Jesus sabia o que havia no Coração de Maria e no coração de Judas. Ele também sabe o que existe e nosso Coração. O que isso nos diz sobre a necessidade de ter Cristo como nossa justiça, transformando-nos e cobrindo-nos com Seu manto de justiça?

O testemunho involuntário de Pilatos

Repetidamente, João registra as tentativas dos líderes religiosos de capturar Jesus, levá-lo a julgamento e sentenciá-lo à morte. Um tema no Evangelho de João, afirmado frequentemente por Jesus, é que Seu tempo ou hora ainda não havia chegado, com o que Ele queria dizer o tempo de Sua crucificação (João 2:4; João 7:6, 8, 30; João 12:7, 23, 27; João 13:1; João 17:1).

Agora a hora havia chegado. Jesus foi preso no Jardim do Getsêmani, levado perante Anás, depois Caifás, o sumo sacerdote, depois duas vezes perante Pilatos.

João convocou muitas testemunhas de todas as esferas da vida para testificar que Jesus era o Cristo. Agora João convoca Pilatos, o governador que julgou Jesus. Este foi um testemunho importante porque Pilatos era um romano, um governador e um juiz; a maioria das outras testemunhas eram judeus e plebeus.

Como o veredito de Pilatos está relacionado ao tema central do Evangelho de João? João 18:38; João 19:4-22.

Jesus foi levado a Pilatos na manhã de sexta-feira (João 18:28). Seu plano era despachar o prisioneiro rapidamente para o Seu destino. Mas o comportamento de Jesus chamou a atenção de Pilatos. O governador questionou Jesus atentamente e ouviu de Seus lábios: “Para isso nasci e para isso vim ao mundo: dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (João 18:37).

Embora o governador tenha condenado Jesus à morte, ele, no entanto, proclamou Jesus inocente três vezes (João 18:38; João 19:4, 6). E sobre a cruz ele escreveu as palavras “'Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus'” (João 19:19), completando seu testemunho de quem Jesus é. E, no entanto, apesar de seu testemunho da inocência de Cristo, ele, no entanto, condenou Jesus à morte.

Pilatos tinha a Verdade em pessoa diante dele e, ainda assim permitindo que a multidão o intimidasse Pilatos sentenciou Jesus à morte de qualquer maneira! Que exemplo trágico de não seguir o que sua consciência e seu coração lhe dizem que é correto

O que podemos aprender com o exemplo de Pilatos sobre os perigos de permitir que as ideias e a pressão popular nos impeçam de fazer o que acreditamos ser Correto?

O testemunho de Tomé

Leia João 20:19-31. O que podemos aprender com a história de Tomé sobre fé e dúvida? Que grande erro ele cometeu?

Cristo apareceu aos discípulos após Sua ressurreição, quando eles estavam trancados juntos em um quarto por causa do medo. Tomé não estava com eles. Mais tarde, ele ouviu os relatos da Ressurreição dos outros discípulos, mas ele se desesperou. Não se encaixava em sua imagem do reino. E, também, ele certamente deve ter se perguntado por que Jesus teria se revelado aos outros quando ele próprio não estava lá.

Tomé disse: “Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não puser a minha mão no seu lado, de modo nenhum crerei” (João 20:25.

Tomé estava ditando as condições de sua fé. Essa abordagem da fé em Jesus apareceu repetidamente em João. Nicodemos respondeu a Jesus com: “Como pode um homem nascer quando é velho?” (João 3:4). A mulher no poço perguntou: “Senhor, você não tem balde, e o poço é fundo. De onde você tira essa água viva?” (João 4:11). A multidão que havia sido alimentada com os pães e peixes perguntou: “Que sinal você vai nos dar?” (João 6:3).

É essa perspectiva de “ver e então crer” que o Evangelho de João contraria. Quando Jesus encontrou Tomé após a Ressurreição, Ele o convidou para vir, ver e tocar Seu corpo ressuscitado. Mas então Ele diz: “Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).

“Deus nunca nos pede para crer, sem dar evidências suficientes sobre as quais basear nossa fé. Sua existência, Seu caráter, a veracidade de Sua palavra, são todos estabelecidos por testemunho que apela à nossa razão; e esse testemunho é abundante. No entanto, Deus nunca removeu a possibilidade de dúvida. Nossa fé deve repousar sobre evidências, não sobre demonstrações.” — Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 105.

Por meio da Palavra de Deus, da Criação e da experiência pessoal, recebemos uma quantidade incrível de evidências de nossa fé em Jesus.

Se alguém lhe perguntasse: "Porque Você crê em Jesus? O que você responderia?

Nosso testemunho de Jesus

Repetidamente, quando João apresenta testemunhas de Jesus, seu objetivo é nos levar a uma conclusão abrangente: “E, na verdade, Jesus fez muitos outros sinais na presença de seus discípulos, que não estão escritos neste livro; mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome” (João 20:30, 31).

Imagine ter estado lá, pessoalmente, em carne e osso, e ter visto Jesus fazer muitos desses milagres. Nós certamente acreditaríamos, não é mesmo? Gostaríamos de pensar assim; mas, de certa forma, temos ainda mais razões para acreditar em Jesus do que aqueles que realmente viram os milagres.

Por que?

O que Mateus 24:2,6-8,14. Quais são algumas das coisas que temos hoje que as pessoas da época de Jesus não tinham e que devem nos ajudar a crer?

E isso porque não temos apenas os relatos poderosos no Evangelho de João, mas também a grande vantagem de ver muito do que Jesus e outros escritores da Bíblia previram que se tornaria realidade, como a destruição do templo (Mateus 24:2), a propagação do evangelho ao redor do mundo (Mateus 24:14), a grande apostasia (2 Tessalonicenses 2:3) e o mundo continuando a ser um lugar caído e maligno (Mateus 24:6–8).

Durante toda a vida e ministério de Jesus, Seus seguidores permaneceram um pequeno e atormentado grupo de homens e mulheres que, por todos os padrões humanos, deveriam ter desaparecido da história há muito tempo. Como eles poderiam saber, como nós sabemos, que todas essas coisas aconteceriam? E eles aconteceram. Na verdade, nossa própria fé existe como um cumprimento da própria profecia de Jesus de que o evangelho iria para todo o mundo.

E, hoje, cerca de dois mil anos depois, como seguidores de Jesus, também temos o privilégio de dar testemunho de Jesus e do que Ele fez por nós. Não é pelo raciocínio de Natanael, Nicodemos, a mulher de Samaria ou os ensinamentos dos fariseus que podemos conhecer Jesus como o Messias por nós mesmos. É pela leitura das Escrituras sob o poder convincente do Espírito Santo que aceitamos Jesus como o Salvador do mundo.

E então, cada um de nós, à nossa maneira, e a partir do nosso próprio relacionamento com Deus, pode ter uma história para contar. Nossa história pode não ser tão dramática quanto ver os mortos ressuscitados ou alguém cego de nascença curado, mas isso não importa. O que importa é que conhecemos Jesus por nós mesmos, e à nossa maneira damos testemunho Dele, como fizeram aqueles no Evangelho de João.

Estudo Adicional:

Leia Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 115-123; (‘’O teste de fé’’); O Desejado de Todas as Nações, p. 580-595 (‘’No tribunal de Pilatos’’).

Tomé “lançou-se aos pés de Jesus clamando: 'Meu Senhor e meu Deus!’ (João 20:28).

“Jesus aceitou seu reconhecimento, mas gentilmente reprovou sua descrença: 'Tomé, porque me viste, creste: bem-aventurados os que não viram e creram' (João 20:29). A fé de Tomé teria sido mais agradável a Cristo se ele estivesse disposto a crer com base no testemunho de seus irmãos. Se o mundo agora seguisse o exemplo de Tomé, ninguém creria para a salvação; pois todos os que recebem a Cristo devem fazê-lo por meio do testemunho de outros.

“Muitos que são dados à dúvida se desculpam dizendo que se tivessem a evidência que Tomé teve de seus companheiros, eles acreditariam. Eles não percebem que não têm apenas essa evidência, mas muito mais.

Muitos que, como Tomé, esperam que toda causa de dúvida seja removida, nunca realizarão seu desejo. Eles gradualmente se tornam confirmados na descrença. Aqueles que se educam para olhar para o lado escuro, e murmuram e reclamam, não sabem o que fazem. Eles estão semeando as sementes da dúvida, e terão uma colheita de dúvidas para colher. Numa época em que a fé e a confiança são mais essenciais, muitos se encontrarão impotentes para ter esperança e crer.” — Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pp. 647.

Questões para discussão:

 Qual é a diferença entre a fé de Abraão e a de Tomé? O que aprendemos com eles?

 Apresente seu testemunho de Jesus, Como as pessoas fizeram em João. Embora os relatos sejam diferentes, o que as pessoas dizem e como testemunham do Senhor?

 Pilatos fez uma pergunta bastante filosófica: "O que é a verdade?" (João 18:38).À luz de tudo oque estudamos em João, dê sua resposta a essa pergunta.

 Como Leia Daniel 2 e Daniel 7. Embora as pessoas da época de Jesus conhecessem esses capítulos, que vantagem temos em ver o cumprimento das profecias e, assim, encontrar ainda mais razões para crer?