Testemunhas de Jesus como o Messias

VERSO PARA MEMORIZAR:
“Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus’” (João 3:3).

Leituras da semana:
João 1:19–23, Isaías 40:1–5, João 1:29 37, Romanos 5:6, João 1:35–39, 43–51, João 3:1–21.
Sem dúvida, Jesus forneceu às pessoas evidências bíblicas poderosas para respaldar as alegações que Ele vinha fazendo sobre Si mesmo, incluindo "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna" (João 6:47).

Mas há mais: transformar água em vinho; alimentar milhares com alguns pães; curar o filho do nobre; restaurar o homem na piscina de Betesda; dar visão ao cego de nascença; ressuscitar Lázaro dos mortos. O evangelista convoca uma variedade de eventos e pessoas judeus, gentios, ricos, pobres, homens, mulheres, governantes, plebeus, educados e não educados para testemunhar quem Jesus é.

João aponta até mesmo para o testemunho do próprio Pai e para as Escrituras, todos dando evidências da identidade de Jesus.

Esta semana começa com o poderoso testemunho de João Batista.

Outras testemunhas também entram em cena: André e Simão Pedro, Filipe e Natanael, e uma testemunha muito inesperada, o fariseu Nicodemos. Mas outra testemunha está nas sombras (aquele outro discípulo com André, em João 1:35, 40) o próprio João.

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 26 de Outubro.

Poder da Oração no Uzbequistão

Por Andrew Mcchesney

Uma ambulância levou Nigora, de 36 anos, às pressas para o hospital em Tashkent, Uzbequistão. Ela mal conseguia falar. Seus braços estavam dormentes. Ela estava com dificuldade para engolir. O médico não conseguiu diagnosticar sua condição.

Nigora piorou no mês seguinte no hospital. Ela não conseguia dormir por mais de 15 minutos por dia. Raios X mostraram atividade em seu cérebro.

Então um segundo médico disse que Nigora tinha uma doença terminal. Ele não via esperança.

Nigora não acreditava em Jesus, mas tinha vizinhos Adventistas do Sétimo Dia que acreditavam. Eles a visitaram na UTI e pediram permissão para convidar o pastor da igreja para vir e orar com ela. "Não, não", disse Nigora.

“Não estou bem. Minha aparência está péssima. Diga a ele para vir quando eu me sentir melhor.”

Mas os vizinhos insistiram. “Deixe-o vir e orar por você”, eles disseram.

Relutantemente, Nigora concordou. Um dia depois, o pastor e sua esposa foram até a cama de Nigora. O pastor leu o Salmo 23, ungiu a testa de Nigora com óleo e orou: “Senhor, dá saúde à nossa irmã. Dá-lhe cura para que ela possa se recuperar completamente.” Nigora não se sentiu diferente depois da oração.

No dia seguinte, o pastor e sua esposa retornaram. Novamente ele leu a Bíblia, ungiu-a e orou. Novamente Nigora não se sentiu diferente. Mas naquela noite, ela conseguiu dormir por várias horas, não por 15 minutos.

No terceiro dia, o pastor e sua esposa retornaram. Novamente ele leu a Bíblia, ungiu-a e orou. Novamente ela não se sentiu diferente. Mas naquela noite, ela dormiu a noite toda. Depois disso, ela dormiu bem todas as noites.

O pastor e sua esposa continuaram a visitá-la. Lentamente, a fala de Nigora melhorou. Seus braços e pernas começaram a funcionar. Raios-X do hospital mostraram que sua atividade cerebral havia retornado ao normal.

O médico ficou surpreso. “É impossível que você tenha se recuperado tão rápido”, disse ele. Quatro meses depois que o pastor começou a orar, Nigora estava dirigindo seu carro e de volta ao trabalho.

A mulher que não acreditava em Deus deu a Ele o crédito por sua recuperação. “Este é um milagre de Deus”, disse ela. Ela está feliz por ter vizinhos que cuidaram dela.

“Sou muito grata a Deus por Ele ter me dado esse tipo de amigos, que são como família”, ela disse, falando devagar, mas claramente, em uma entrevista com a Missão Adventista. Embora Nigora acredite em Deus, ela não entregou seu coração a Ele.

Um fator desencorajador pode ser que muitas pessoas no Uzbequistão veem os Adventistas do Sétimo Dia como membros de uma seita.

Por favor, ore por Nigora e outros como ela que testemunharam o poder de Deus em suas vidas, mas ainda não tomaram uma decisão por Ele. Nigora é um pseudônimo.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org.

O Testemunho de João Batista

Como a lição da semana passada ilustrou, o Evangelho de João começa com Jesus Cristo, o Verbo, em Sua existência eterna antes da Criação. Mas naquele mesmo prólogo, João Batista aparece como uma testemunha de Jesus. Alguns judeus no tempo de Jesus esperavam dois messias, um sacerdotal e outro real. João ensina claramente que João Batista não afirmou ser um desses messias, mas, ao contrário, foi uma testemunha do único e verdadeiro Messias.

Leia João 1:19–23. Como João Batista explicou sua identidade, seu ministério e sua missão?

Os líderes religiosos enviaram sacerdotes e levitas para perguntar a João quem ele era. Com as expectativas messiânicas altas na Judeia, era importante para João Batista esclarecer sua relação com essas expectativas. Ele não era a Luz, mas foi enviado por Deus para dar testemunho da Luz e preparar a vinda do Messias (João 1:6–8). É por isso que ele respondeu a eles tão claramente quanto pôde, dizendo: “Eu não sou o Cristo” (João 1:20).

Além disso, João batizou com água, mas Cristo batizaria com o Espírito (João 1:26, 33). João não era digno de desatar a correia da sandália de Jesus (João 1:27). Cristo foi preferido antes de João porque Ele estava antes de João (João 1:30). Jesus era o Filho de Deus, e João apenas apontou para Ele (João 1:34).

Leia Isaías 40:1–5 e João 1:23. Como o Evangelho de João usa esses versículos do profeta Isaías?

Nos dias de estradas esburacadas e cheias de pedras, servos eram às vezes enviados à frente do rei para nivelar as superfícies das estradas e fazer curvas fechadas para suavizar o caminho do rei. Então, em cumprimento à profecia, João veio para preparar os corações do povo para Jesus.

De que forma, como Adventistas do Sétimo Dia, devemos cumprir o mesmo tipo de ministério que João Batista realizou? Quais são os paralelos entre nós e ele?

O Cordeiro de Deus

A nação hebraica estava procurando por um Messias que os libertaria de Roma. O objetivo do Evangelho de João era mudar sua compreensão do Messias para que pudessem reconhecer em Jesus o cumprimento das profecias sobre o Rei vindouro. O Messias não seria um governante terreno. Ele veio para cumprir todas as promessas do Antigo Testamento a respeito de Si mesmo, que incluem Seu auto-sacrifício em favor do mundo, e para renovar o relacionamento entre Deus e Seu povo.

Leia João 1:29–37. Que proclamação João Batista fez sobre Jesus? Que imagem ele usa para retratá-Lo e por que ela é tão significativa para a compreensão de que era Jesus e qual seria Sua missão?

A declaração do Batista sobre Jesus como o Cordeiro de Deus apoia o propósito do Evangelho de João, que é trazer uma compreensão renovada da obra e da natureza do Messias. Jesus seria, de fato, o cumprimento da promessa do sistema sacrificial, voltando à promessa do Redentor dada pela primeira vez em Gênesis 3:15.

“Quando, no batismo de Jesus, João apontou para Ele como o Cordeiro de Deus, uma nova luz foi lançada sobre a obra do Messias. A mente do profeta foi direcionada para as palavras de Isaías: 'Ele é levado como um cordeiro ao matadouro.' Isaías 53:7.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 99.

Leia Marcos 10:45, Romanos 5:6 e 1 Pedro 2:24. Como esses versículos nos ajudam a compreender o papel de Jesus como “o Cordeiro de Deus”?

Por mais que João Batista precisasse saber mais sobre o ministério de Jesus, ele tinha certeza de que Jesus era o Messias prometido, Aquele que havia vindo em cumprimento à profecia.

Pense mais profundamente em Jesus como “o Cordeiro de Deus”. Que imagens esse título lhe traz à mente, e como sua ligação com o sistema sacrificial do Antigo Testamento o ajuda a apreciar o grande preço da salvação?

Os dois discípulos de João

Dois discípulos de João Batista estavam com ele quando Jesus passou. João declarou: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:36). Os dois discípulos ouviram a mensagem de João sobre o Cristo, que cumpriria as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias vindouro. Os discípulos deixaram João para seguir Jesus, reconhecendo que Jesus era maior do que João Batista e que Ele era o cumprimento da mensagem de João.

Leia João 1:35–39. O que esses dois discípulos fizeram depois de ouvir o testemunho de João sobre Jesus?

Desejando estar com Jesus, os dois passaram o dia com Ele. Quem sabe que coisas incríveis eles aprenderam e vivenciaram naquela época! Devem ter sido grandes coisas porque, em pouco tempo, seu desejo era compartilhar sua experiência com outros. André, um dos dois discípulos, imediatamente encontrou seu irmão, Simão, e disse: “'Encontramos o Messias' (que é traduzido, o Cristo)” (João 1:41).

Quando André trouxe seu irmão a Jesus, Jesus imediatamente mostrou que o conhecia, dizendo: “'Tu és Simão, filho de Jonas. Tu serás chamado Cefas'” (João 1:42). Jesus conhecia e entendia Pedro. Que Jesus conhece uma pessoa é um motivo do Evangelho de João. (Veja, por exemplo, João 2:24, 25.)

“Se João e André tivessem o espírito de incredulidade dos sacerdotes e autoridades, não teriam sido encontrados como discípulos de Jesus. Eles teriam vindo a Ele como críticos, para julgar Suas palavras. Mas não foi assim que fizeram esses primeiros discípulos. Eles responderam ao chamado do Espírito Santo na pregação de João Batista. Agora eles reconheceram a voz do Mestre celestial. Uma iluminação divina foi derramada sobre o ensino das Escrituras do Antigo Testamento. Os temas multifacetados da verdade se destacaram em nova luz.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 101.

Toda a ênfase do Evangelho de João é trazer à luz quem é Jesus, para que esta boa nova seja compartilhada com o mundo.

De que forma Cristo, e sua fé Nele transformaram a sua vida? Que outras mudanças você ainda gostaria que acontecessem?

Filipe e Natanael

Leia João 1:43–46. O que Filipe acreditava em relação a identidade de Jesus?

Filipe era de Betsaida, assim como André e Pedro. Ele encontrou seu amigo, Natanael, e lhe contou sobre Jesus. João Batista havia chamado Jesus de “o Cordeiro de Deus” (João 1:29). André havia dito a Pedro que havia encontrado “o Messias” (João 1:41). Mas Filipe chama Jesus de aquele sobre quem Moisés e os profetas escreveram e acrescenta o nome “Jesus de Nazaré”. Sua referência a Nazaré desencadeia uma reação aguda de seu amigo.

Nathaniel parece ter tido preconceito contra a pequena cidade de Nazaré (João 1:45). Certamente um rei não viria de um lugar tão afastado. O preconceito facilmente cega os olhos de ver as pessoas pelo que elas realmente valem. Filipe parece ter reconhecido, possivelmente de conversas anteriores com Nathaniel, que a maneira adequada de lidar com o preconceito não é alguma argumentação filosófica ou teológica exaltada, mas sim convidar o indivíduo a experimentar a verdade pessoalmente por si mesmo. Ele simplesmente disse: "Venha e veja" (João 1:46). E foi exatamente isso que Nathaniel fez. Ele foi e viu.

Leia João 1:47–51. Como Jesus convenceu Natanael de quem Ele era e qual foi a resposta do discípulo?

Faltando entre o versículo 46 e o versículo 47 está o detalhe crucial de como Natanael respondeu ao convite de Filipe. Ele se levantou e foi ver, no entanto. Sua amizade com Filipe era mais forte que seu preconceito, e sua vida seria mudada daquele momento em diante.

Jesus diz palavras bonitas sobre Natanael, chamando-o de israelita em quem não há engano (João 1:47), um grande contraste do que Natanael havia dito sobre Jesus (João 1:46). Natanael responde com surpresa porque ele não tinha conhecido Jesus antes.

Então Jesus se refere a vê-lo sob uma figueira (João 1:48), e essa pequena declaração convence Natanael. Jesus, por percepção divina, tinha visto Natanael orando, buscando a verdade sob aquela árvore (ver Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pp. 102, 103). Natanael então faz uma exaltada confissão, chamando Jesus de Rabi, o Filho de Deus e o Rei de Israel. Observe como essa revelação aparentemente pequena leva a uma grande confissão de fé.

O Testemunho de Nicodemos

Leia João 3:1–21. Como o testemunho de Nicodemos reforça o tema central do Evangelho de João?

Nicodemos era um professor respeitado em Israel e um membro rico do Sinédrio. Seu testemunho desempenha um papel importante no Evangelho de João por várias razões. Ele se referiu a Jesus como “Rabi” e apontou os sinais que Jesus realizou como evidência de Sua missão divina. Portanto, mesmo antes de Nicodemos perceber o que estava fazendo, ele estava dando evidências em apoio à messianidade de Jesus.

Nicodemos via os sinais em si como evidência do chamado divino de Jesus, mas não os via como apontando para Jesus como o cumprimento das profecias do Antigo Testamento a respeito do Messias. Então, Nicodemos veio com alguma dúvida; ele ainda não reconhecia Jesus como o Cristo.

Leia João 3:3–21. O que Jesus disse a Nicodemos para mostrar que o conhecia?

Jesus conhece o coração de cada indivíduo. Sua resposta a Nicodemos pode parecer abrupta, mas Ele vai direto ao assunto. Embora os judeus acreditassem que os gentios precisavam ser convertidos, muitos não entendiam que eles, o povo escolhido, também precisavam de uma experiência de conversão. Ninguém nasce salvo, independentemente de sua nacionalidade ou da igreja em que foi criado.

Sem dúvida, a maravilhosa herança dos judeus, que remonta a Abraão, lhes ofereceu muitas vantagens distintas (ver Romanos 3:1, 2). Mas, por si só, isso não foi o suficiente. Jesus disse a Nicodemos o impensável que ele, um mestre e governante em Israel, deveria nascer de novo do alto!

Jesus então confrontou Nicodemos com sua própria ignorância espiritual: “Você é mestre em Israel e não sabe essas coisas?'” (João 3:10). Como você, um professor exaltado, não sabia disso? A repreensão deve ter sido impressionante.

Apesar de quaisquer perguntas que ele tinha sobre Jesus naquela época, Nicodemos mais tarde tomou partido dos seguidores de Jesus (João 19:39).

O que significa “nascer de novo” e por que Jesus deu tanta ênfase a isso?

Estudo Adicional:

Leia Ellen G. White, “Nicodemos”, pp. 125–132, em O Desejado de Todas as Nações.

Nicodemos “examinou as Escrituras de uma nova maneira, não para a discussão de uma teoria, mas para receber vida para a alma. Ele começou a ver o reino dos céus ao se submeter à liderança do Espírito Santo. . . .

“Pela fé recebemos a graça de Deus; mas a fé não é nossa Salvadora. Ela não ganha nada. É a mão pela qual nos apegamos a Cristo e nos apropriamos de Seus méritos, o remédio para o pecado. . . . O arrependimento vem de Cristo tão verdadeiramente quanto o perdão.

“Como, então, seremos salvos? 'Como Moisés levantou a serpente no deserto', assim o Filho do homem foi levantado, e todo aquele que foi enganado e mordido pela serpente pode olhar e viver. 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.' João 1:29. A luz que brilha da cruz revela o amor de Deus. Seu amor está nos atraindo para Si. Se não resistirmos a essa atração, seremos levados ao pé da cruz em arrependimento pelos pecados que crucificaram o Salvador. Então o Espírito de Deus, por meio da fé, produz uma nova vida na alma.

Os pensamentos e desejos são trazidos à obediência à vontade de Cristo. O coração, a mente, são criados novamente à imagem Daquele que opera em nós para sujeitar todas as coisas a Si mesmo. Então a lei de Deus é escrita na mente e no coração, e podemos dizer com Cristo: 'Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó meu Deus.' Salmos. 40:8.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 130, 131.

Questões para discussão:

 João Batista preparou o caminho para Jesus. O ministério dele foi bem-sucedido, do ponto de vista humano? Como você define “sucesso” em termos espirituais?

 João Batista expressou dúvidas sinceras (Mateus 11:2, 3; Lucas 7:19). O que motivou as perguntas dele e o que aprendemos com isso sobre como ser firmes em nossa fé?

 Como Nicodemos, alguém que tinha conhecimento, podia ser tão ignorante em relação ás questões mais importantes. Que lições aprendemos com essa situação?