Ressuscitou e Comissionou

VERSO PARA MEMORIZAR:


Leituras da semana:
João 20, João 21.
Apartir do Título, e do estudo da semana, anote suas impressões sobre o que se trata a lição:

Pesquise: em comentários bíblicos, livros denominacionais e de Ellen G. White sobre temas neste texto: João 20, João 21.

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 28 de Dezembro.

A chave para uma vila do Alasca

Por Andrew Mcchesney

O piloto da missão Jim Kincaid achou difícil voar de uma vila remota para outra no estado americano do Alasca. Decolar e pousar no mato foi a parte fácil. Encontrar corações nativos do Alasca que fossem receptivos à mensagem do evangelho foi mais desafiador.

Parecia um problema quando Jim pousou seu pequeno avião em um assentamento a cerca de 150 milhas ao norte de Fairbanks. Ele estava transportando evangelistas de literatura de vila em vila para vender Bíblias e outras literaturas cristãs. Enquanto ele estacionava veículos, todos terrenos enxameavam ao redor do avião. Os ocupantes eram muito hostis.

“Quem é você?”, disse um deles.

“O que você está fazendo aí?”, disse outro.

Naquele momento, Jim se lembrou de um nome. Um homem da vila tinha participado de uma ou duas reuniões evangelísticas que Jim havia liderado em Fairbanks algum tempo antes. Jim se virou para os porteiros da vila.

“Robert Frank está na cidade?” ele perguntou.

Imediatamente, suas expressões mudaram. Olhares raivosos deram lugar à curiosidade e depois hospitalidade.

“Ah, você conhece Robert Frank?” disse um.

“Nós levaremos você para vê-lo!”, disse outro. Jim foi levado para visitar Robert. Era como se ele tivesse a chave da vila. Robert estava comendo uma refeição quando Jim chegou, e infelizmente não reconheceu o piloto imediatamente. Jim teve que lembrá-lo sobre como e por que eles se conheciam.

Mas então Robert se lembrou, e ele foi muito cordial. Ele ofereceu a Jim um pedaço de carne de urso fresca. E foi assim que Jim e os evangelistas da literatura ganharam entrada em uma nova vila que, de outra forma, estaria fora de alcance. Tudo o que foi preciso foi saber o nome de alguém.

Jesus também conhece os nomes das pessoas. Jesus disse que Ele, o Bom Pastor, “chama suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora” (João 10:3).

Se Jesus conhece nomes, também seria bom que Seus seguidores os seguissem? O exemplo dele?

“Conhecer alguém na vila, mesmo que seja só saber o nome de uma pessoa na vila, pode lhe dar um relatório com uma vila inteira”, disse Jim. “É como em qualquer cultura. Se você se lembra do nome de alguém, isso ajuda muito.”

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org.

O Túmulo Vazio

Os romanos usavam a crucificação principalmente para punir escravos, criminosos e traidores do império. Por fim, a acusação de traição levou à condenação de Jesus. Se Ele tivesse simplesmente vivido e morrido como um rei autoproclamado, Ele provavelmente teria sido apenas uma pequena nota de rodapé na história.

A crucificação era uma forma tabu de punição para os judeus por causa do que Deuteronômio 21:23 diz. Não há exemplos de mártires judeus heroicos que foram crucificados. Nunca se tornou um símbolo do sofrimento judaico. O impacto teológico do texto de deuteronômio tornou isso uma impossibilidade. No entanto, a morte de Jesus não foi o fim da história. Sua ressurreição lança luz sobre a natureza vitoriosa da cruz e Seu papel como o verdadeiro Rei.

João enfatizou a importância do Cristo ressuscitado ao registrar três histórias de ressurreição (João 20:1-18, 19–23, 24–31) em que muitas das promessas feitas no discurso de despedida foram cumpridas (João 14-17). Os discípulos cresceram em sua compreensão do significado da morte de Jesus e da verdade de Suas palavras.

Com o tempo, vieram a compreender mais plenamente o que a morte de Jesus significa. Em última análise, o evangelho de João termina com o papel dos discípulos como testemunhas da missão de Jesus.

Cada um dos escritores do Evangelho descreveu os eventos daquela manhã de domingo. João, como sempre, trouxe uma contribuição única para nossa compreensão. Somos gratos a João por vários detalhes, como o relato da experiência de Tomé. Maria Madalena foi ao túmulo em todos os quatro Evangelhos, mas somente João registrou sua conversa com Jesus.

Encontrando o Senhor vivo

Ao ver o túmulo aberto, Maria correu para encontrar Pedro e João (João 20:1, 2). Ela ansiava por entender o que estava acontecendo. Suas palavras, “não sabemos” no versículo 2 (ênfase adicionada) sugerem que as outras mulheres também poderiam estar presentes. No entanto, a preocupação de João era somente com Maria e suas ações. Suas palavras para os dois homens revelam uma combinação de fé e confusão. Ela ainda se referia a Jesus como Senhor, mas estava desesperada para saber por que o túmulo estava aberto.

Os dois homens correram para o túmulo, e ambos notaram os lençóis de linho ali e o lenço dobrado sozinho (João20:3, 5-8). Como resultado, ambos creram. O que exatamente eles creram não está claro, pois ainda não tinham um entendimento das Escrituras e da ressurreição de Jesus (versículo 9).

A falta de entendimento deles é compreensível. Os judeus não tinham nenhum conceito de um Messias moribundo, muito menos de um que ressuscitaria dos mortos. Pelo contrário, os judeus entendiam que haveria uma ressurreição no julgamento final não antes (João 11:24). Os discípulos poderiam ter venerado o túmulo em homenagem ao seu Mestre, mas uma ressurreição era totalmente impensável. A ressurreição foi totalmente inesperada, apesar das alusões de Jesus a ela (Mateus 16:21; Marcos 8:31). Não é surpresa, então, que a fé dos discípulos precisasse de tempo para se desenvolver.

Deixada sozinha, Maria chorou pelo desaparecimento do corpo (João 20:10, 11). Suas lágrimas a cegaram para o que estava acontecendo. Muito perdida em sua tristeza e confusão, ela aparentemente não disse nada quando viu dois anjos sentados no túmulo (versículo 12). Em resposta à pergunta deles, ela repetiu seu desejo de saber onde estava “meu Senhor” (observe o pronome mais pessoal; versículo 13).

Então Maria viu alguém que ela supôs ser o jardineiro (versículos 14, 15). Ela o pressionou para obter informações, e foi então que seu mundo mudou para sempre pela segunda vez. Jesus a chamou pelo nome, e ela reconheceu seu Senhor (versículo 16). Maria foi a primeira pessoa a quem Jesus apareceu após Sua ressurreição (Marcos 16:9).

Jesus disse a Maria para não detê-Lo, pois Ele precisava ascender ao Pai. Seu cuidado por ela é evidente em Sua demora para falar com ela. Antes de partir, Jesus deu a Maria uma missão: ela precisava proclamar as boas novas aos outros discípulos.

Jesus e os Discípulos

As duas cenas seguintes chamam a nossa atenção para a primeira interação de Jesus com um grupo maior de discípulos. João foi explícito ao revelar o dia, a hora e o motivo da reunião dos discípulos. O medo deles sugeria que eles não acreditavam no relato de Maria. João não explicou como Jesus fez Sua entrada sem ser detectado. Paredes e portas aparentemente não são obstáculos para Ele.

. A reação deles, assim como a de Maria, foi de gratidão e alegria. Jesus repetiu a saudação de paz e então lhes deu a comissão. Ele os enviou assim como Seu Pai O enviou (João 20:21; 17:18). Para garantir seu sucesso, Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo (João 20:22). É importante reconhecer que, no texto original, a palavra “eles” (João 20:22) não aparece. O Espírito Santo foi um presente não apenas para aqueles na sala, mas também para todo o corpo de discípulos incluindo nós hoje.

Ausente desta reunião estava Tomé, um dos doze discípulos. Nenhuma razão é dada para o porquê de ele não estar lá. Sua reação, no entanto, é distintamente registrada. Ao ouvir as notícias surpreendentes, ele reagiu com descrença. O grego sugere que os discípulos continuaram a lhe contar o que testemunharam, mas ele insistiu em precisar de evidências físicas. À primeira vista, isso parece injustificado. Após reflexão, no entanto, podemos ver que Tomé era como os outros discípulos. Eles também inicialmente desacreditaram nas palavras de Maria. Somente quando tiveram provas físicas aceitaram as boas novas. Tomé não pediu mais do que eles, embora seu pedido fosse muito mais gráfico.

A narrativa retoma uma semana depois. João se esforçou para demonstrar que o cenário era o mesmo do primeiro encontro (ou seja, portas trancadas, encontro noturno, saudação de Jesus). A diferença significativa é a presença de Tomé. Após aparecer, Jesus convidou Tomé a examinar as evidências não apenas pela visão, mas também pelo tato. Ele encorajou o discípulo a deixar de lado sua incredulidade (João 20:26, 27).

O salto de fé de Tomé foi demonstrado por seu clamor: “Meu Senhor e meu Deus!” (versículo 28). Esta é a declaração mais forte da identidade de Jesus no Evangelho de João.



Usando isso como exemplo, João se dirigiu a todos aqueles que creem. Ter visto o Cristo ressuscitado não é um pré-requisito para a crença. Todo o evangelho é escrito para fortalecer nossa fé fraca e nos guiar graciosamente em uma crença firme.

Momento de Reflexão

► Qual é o significado do fato de Jesus ressuscitado ter escolhido aparecer primeiro a Maria Madalena? em vez de Pedro, João, Caifás, Pilatos, etc.?

►Quão paciente foi Jesus com Seus discípulos descrentes? (João 20:25 29) Como Jesus se relaciona conosco quando lutamos contra a dúvida?

►Jesus escolheu discípulos temerosos e duvidosos como Suas testemunhas. Isso muda a maneira como você vê a capacidade de Deus de usar você?

►Depois de passar o trimestre estudando o Evangelho de João, compartilhe três percepções que impactaram sua compreensão do Evangelho. A missão de Jesus. Como a ressurreição de Cristo poder afeta sua vida pessoalmente?

►Como Deus supriu abundantemente suas necessidades temporais e espirituais, assim como fez com os discípulos?

A História Continua

O capítulo final de João descreve a próxima revelação de Jesus aos discípulos. Os discípulos retornaram à Galileia e se reuniram perto do Mar de Tiberíades. Precisando de um meio de vida e com um amor pelo mar, Pedro anunciou que iria pescar. Os outros discípulos rapidamente se juntaram a ele. Mas o plano deles falhou. Eles passaram uma noite infrutífera tentando pegar peixes. Quando o dia amanheceu, eles viram uma figura na praia, mas não O reconheceram. Como leitores, estamos cientes de que este é Jesus (João 20:14, 15).

Quando os discípulos seguiram as instruções de Jesus, a noite de frustração se transformou em um dia de exultação. Havia tantos peixes que os homens não conseguiam puxar as redes para dentro do barco (João 21:6, 8, 11). Quando os discípulos chegaram à praia, Jesus os convidou a trazer alguns dos peixes que haviam pescado e adicioná-los ao que Ele já havia preparado (João 21:9-14). Além do que Jesus providenciou para eles, eles fizeram sua própria contribuição.

Isso aponta para o trabalho contínuo que os discípulos fariam como uma extensão da obra de Cristo (João 14:12) - ainda assim, até mesmo os peixes contribuídos pelos discípulos vieram de Jesus, que havia enchido milagrosamente suas redes apenas momentos antes. Nosso melhor trabalho sempre encontra sua fonte em Cristo. Assim como os discípulos atraíram os peixes, Jesus atrai todos para Si (João 6:44; 12:32).

O livro termina com Cristo questionando e apelando a Pedro. Após sua queda, Pedro precisava ser restaurado e assegurado. A tripla negação de Pedro foi eclipsada por uma afirmação tripla e uma tripla acusação. Cada pergunta começava solenemente com o nome completo de Pedro – “Simão, filho de João” (João 21:15-17). A primeira pergunta de Jesus abordou a antiga ostentação de Pedro de que ele permaneceria fiel mesmo que outros não o fizessem (João 13:37; Marcos 14:29).

Em contraste com sua confiança anterior, as respostas de Pedro foram cheias de humildade. Em resposta, Jesus deu a Pedro uma comissão especial e aludiu à sua morte, quando ele estaria verdadeiramente pronto para morrer por amor a Cristo (João 21:18, 19). Pedro finalmente expressaria seu profundo amor e lealdade ao entregar sua vida.

Hoje, Jesus ainda está chamando discípulos e ainda procurando por testemunhas. Como discípulos de Cristo hoje, que possamos também crer fervorosamente e amar profundamente, como fizeram os primeiros discípulos.

A Testemunha

“Maria seguiu João e Pedro até o túmulo; quando eles retornaram a Jerusalém, ela permaneceu. Ao olhar para o túmulo vazio, a tristeza encheu seu coração. Olhando para dentro, ela viu os dois anjos, um na cabeceira e o outro aos pés de onde Jesus havia se deitado. 'Mulher, por que choras?', perguntaram-lhe. 'Porque levaram meu Senhor', ela respondeu, 'e não sei onde o puseram' (João 20:13).

“Então ela se afastou, até mesmo dos anjos... Outra voz dirigiu-se a ela: 'Mulher, por que choras?...' Através de seus olhos marejados de lágrimas, Maria viu a forma de um homem e, pensando que era o jardineiro, disse: 'Senhor, se tu o levaste daqui, dize-me onde o puseste, e eu o levarei embora. Sentiu que que cuidar desse precioso corpo crucificado seria um grande consolo para ela em sua dor” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 634, 635).

“Os discípulos começaram a perceber a natureza e a extensão de seu trabalho. Eles deveriam proclamar ao mundo as verdades maravilhosas que Cristo lhes havia confiado. Os eventos de Sua vida, Sua morte e ressurreição, as profecias que apontavam para esses eventos, a santidade da lei de Deus, os mistérios do plano de salvação, o poder de Jesus para a remissão dos pecados de todas essas coisas eles eram testemunhas, e eles eram para torná-los conhecidos pelo mundo...

“O Espírito Santo ainda não estava plenamente manifestado; pois Cristo ainda não havia sido glorificado. A transmissão mais abundante do Espírito não ocorreu até depois da ascensão de Cristo [..]. Mas o Espírito foi agora dado para um propósito especial. Antes que os discípulos pudessem cumprir seus deveres oficiais em conexão com a igreja, Cristo soprou Seu Espírito sobre eles. Ele estava confiando a eles uma responsabilidade muito sagrada, e Ele desejava impressioná-los com o fato de que sem o Espírito Santo esta obra não poderia ser realizada”.

“Quantos hoje são como Pedro! Eles estão interessados nos assuntos dos outros e ansiosos para saber seus deveres, enquanto correm o risco de negligenciar os seus próprios... João viveu até a velhice. Ele testemunhou a destruição de Jerusalém e a ruína do imponente templo um símbolo da ruína final do mundo. Até seus últimos dias, João seguiu de perto seu Senhor. O peso de seu testemunho às igrejas era: 'Amados, amemo-nos uns aos outros'; 'aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus nele' (1 João 4:7,16).