A hora da glória: a cruz e a ressurreição

VERSO PARA MEMORIZAR:
"Pilatos perguntou: - Então Você é rei? Jesus respondeu: - O senhor está dizendo que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz" (João 18:37).

Leituras da semana:
João 18:33-40, João 19:1-5; João 19:17-22, 25-27; Lucas 2:34, 35; João 20:1–18; 1 Coríntios 15:12–20.
A crucifixão e a ressurreição de Jesus são o clímax do Evangelho de João. Os capítulos 1 a 10 cobrem cerca de três anos e meio da vida de Cristo; os capítulos 11 a 20, por outro lado, abrangem cerca de uma a duas semanas. Os evangelhos apresentam a morte de Jesus de formas diferentes.

Embora os relatos estejam em harmonia, os autores enfatizam eventos ligados aos temas centrais dos livros. Mateus enfatiza o cumprimento das Escrituras; Marcos destaca o paralelo entre o batismo de Jesus e a cruz; e Lucas concentra-se na cruz como fonte de cura e salvação (veja, por exemplo, a história do ladrão na cruz).

João, no entanto, apresenta a cruz como a entronização (ou glorificação) de Jesus, ligada ao conceito de" hora'" mencionado no livro (João 7:30; João 8:20; João 12:27). O conceito de entronização é uma imagem irônica, uma vez que a crucifixão era a forma de morte mais vergonhosa usada pelos romanos. Este contraste de João é irônico: Jesus morre em desprezo, mas isso representa a Sua entronização como Salvador.

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 21 de Dezembro.

Kingston encontra esperança

Por Andrew Mcchesney

Um obreiro bíblico convidou várias pessoas para a igreja Adventista do Sétimo Dia em Bethel, Alasca, para compartilhar suas histórias de vida com um visitante da Missão Adventista. Parte da Oferta do Décimo Terceiro Sábado para o quarto trimestre de 2024 irá para consertar e expandir a igreja para que ela possa acomodar um centro de influência para o ministério em Bethel. Eu tinha voado para a cidade de 6.300 pessoas para coletar histórias de missão para promover o projeto.

Mas ninguém apareceu na igreja no horário designado. A obreira bíblica, Joy Anderson, acenou em direção a uma pizza grande que ela havia pegado no caminho para a igreja, vindo de seu escritório, onde trabalha como advogada. “Sirva-se”, disse Joy, que é originalmente do Alabama e co-lidera a igreja com outro obreiro bíblico.

“Eu esperava que a pizza encorajasse as pessoas a virem.” Cerca de metade da pizza tinha acabado quando Kingston entrou. Ele expressou surpresa por ser a única pessoa presente.

Então ele pegou uma fatia de pizza, sentou-se e falou sobre o motivo de ele adorar na igreja Adventista. O zelador de 59 anos disse que lutou por anos contra o álcool e as drogas em Hooper Bay, uma cidade do Delta de Yukon-Kuskokwim com 1.400 pessoas, localizada a 90 minutos de avião pequeno de Bethel.

“Eu queria sair da vida miserável que eu estava vivendo”, ele disse. “Eu disse a mim mesmo: 'Se eu não aprender com esta lição, se eu não aprender com meus erros, as pessoas vão pensar que eu sou burro.'” Então Kingston se mudou para Bethel, seguindo o caminho de muitos moradores do Delta de Yukon-Kuskokwim que deixaram pequenas cidades na esperança de uma vida melhor em Bethel, a maior comunidade no oeste do Alasca.

A população do Delta de Yukon-Kuskokwim é de cerca de 85 por cento de nativos do Alasca, que são principalmente Yup'ik, Cup'ik e Athabascan. Um dia, Steve, um Adventista e nativo do Delta de Yukon-Kuskokwim, convidou Kingston para a Igreja de Betel. “Ele me perguntou se eu estava com problemas ou deprimido”, Kingston disse. “Fiquei curioso para saber para onde ele estava indo, então comecei a vir.” Kingston encontrou força ao passar tempo com outros frequentadores da igreja que superaram sua dependência de álcool e drogas.

“Eles me ajudaram a ficar longe dessas coisas”, ele disse. “Este ambiente me ajudou.” Ele disse que está feliz, mas ainda buscando respostas.

“O Bom Homem lá em cima vê tudo”, ele disse. “Todos nós encontramos nossas respostas de alguma forma.”

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org

O que é a verdade?

Em João 18:28–32, o julgamento de Jesus não é descrito em detalhes. O foco está em Jesus levado perante Pôncio Pilatos.

Leia João 18:33-38. Sobre o que Pilatos e Jesus conversaram?

O governador pergunta a Jesus se Ele é o rei dos judeus (João 18:33). É a primeira referência a este título, mas não será a última. Jesus pergunta a Pilatos se ele está perguntando isso por conta própria ou se outros disseram que Ele estava. Sua pergunta vira o jogo para o governador, questionando se ele entende com quem está falando. O leitor já sabe que Jesus é o Rei. O governador vai?

Pilatos responde com sua própria pergunta: “'Sou judeu? A tua própria nação e os principais sacerdotes te entregaram a mim. O que fizeste?'” (João 18:35). Foi uma evasão, enraizada na irritação com a aplicação próxima da pergunta de Jesus. Foi o primeiro passo do governador para longe da verdade, deixando o preconceito bloquear sua percepção.

Jesus responde que Seu reino não é deste mundo (João 18:36). Pilatos então deduz perceptivamente que Jesus afirma ser um rei (João 18:37). Isso leva à importante explicação de Jesus de que Ele nasceu para dar testemunho da verdade e que toda pessoa que é “ 'da verdade' ” ouve Sua voz (João 18:37).

Pilatos então pergunta: “'O que é a verdade?'” (João 18:38). Mas ele não espera pela resposta. Em vez disso, ele sai para tentar salvar Jesus da multidão.

A verdade é um tema no Evangelho de João. Como a Palavra eterna (logos, João 1:1–5), Jesus é a Luz e a Verdade. Tudo isso está em contraste com a escuridão e o erro. Ele é cheio de graça e verdade (João 1:14). Graça e verdade vieram por meio dele (João 1:17). João Batista deu testemunho da verdade (João 5:33).

Jesus afirmou que Seu Pai é “verdadeiro” (João 7:28). O próprio Jesus ouviu a verdade de Seu Pai (João 8:40). Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). A Palavra de Deus é “verdade” (João 17:17). Apesar de sua pergunta, Pilatos perdeu sua oportunidade de saber a verdade por causa de seu preconceito, suas decisões anteriores e as pressões sobre ele.

Como você entende o conceito de que Jesus é a Verdade?

Eis o Homem!

Leia João 18:33-40, João 19:1-5. Como Pilatos tentou persuadir o povo a pedir a libertação de Jesus?

Pilatos não esperou uma resposta de Jesus sobre a verdade. Em vez disso, ele voltou para tentar persuadir o povo. Ao dialogar com eles em vez de simplesmente deixar Jesus ir livre, Pilatos se colocou em desvantagem. Os líderes religiosos reconheceram que poderiam manipular o governador através da multidão.

Pilatos se refere ao costume de soltar um prisioneiro na época da Páscoa e pergunta se o povo quer que ele solte “o Rei dos Judeus” (João 18:39). Surpreendentemente, e ironicamente, o povo pede a libertação de um bandido chamado Barrabás em vez do inocente Jesus. Agora começa a zombaria e a humilhação de Jesus.

Os soldados romanos trançam uma coroa de espinhos, colocam um manto púrpura sobre Ele e continuam chegando e zombando dele como Rei dos Judeus. Esse tipo de saudação dos soldados seria semelhante à maneira como eles cumprimentavam o imperador, mas aqui foi feito em zombaria.

Ao jogar com a piedade do povo, Pilatos parece estar buscando uma maneira de libertar Jesus. Ele traz Jesus para fora usando a coroa de espinhos e o manto púrpura. A cena, não comentada por João, mostra Jesus em trajes reais simulados, com o governador chamando o povo para “Eis o homem!” (João 19:5). Isso lembra o leitor das palavras de João Batista em João 1:29, “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” É irônico que o governador pagão apresente o Messias neste traje real diante de Israel.

No entanto, como João 19:6–16 mostra, a multidão pede a crucificação de Jesus, com base em Sua alegação de ser o Filho de Deus. Isso assusta Pilatos, que busca ainda mais arranjar a libertação de Jesus. Mas os líderes selam o destino de Jesus alegando que libertá-lo é se opor a César. Eles sabem que a lealdade de Pilatos a César significaria que ele não poderia libertar alguém que reivindicasse o mesmo papel.

Os líderes dizem que não têm rei senão César. Assim, seu profundo ódio por Jesus era maior do que suas aspirações nacionais. Para se livrarem desse Jesus, eles estavam dispostos a sacrificar reivindicações de autonomia nacional

O governador pagão queria livrar Jesus, mas os líderes espirituais, que deveriam tê-Lo reconhecido, desejavam que Ele fosse crucificado! Que lições aprendemos com isso?

Está consumado!

Como João 19:17–22 mostra, Pilatos escreveu uma inscrição em latim, grego e hebraico que dizia: “'Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus'” (João 19:19). Os líderes religiosos queriam que mudasse. Pilatos não quis saber disso, e a inscrição permaneceu, uma testemunha muda da verdade sobre Jesus e um dos marcadores de que Jesus está entronizado na cruz como o Rei. Aqui estava Jesus, verdadeiramente seu Rei, o Rei dos Judeus, pendurado em uma cruz como um criminoso comum.

“Um poder maior do que Pilatos ou os judeus havia dirigido a colocação daquela inscrição acima da cabeça de Jesus. Na providência de Deus, era para despertar o pensamento e a investigação das Escrituras.”—Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 600.

Leia João 19:25-27. Que cena tocante com a mãe de Jesus ocorreu junto á cruz?

Entre os que estavam aos pés da cruz naquele dia estavam João, o discípulo amado, junto com Maria, a mãe de Jesus, e outros. Muitos anos antes, Simeão havia previsto essa mesma experiência quando José e Maria trouxeram Jesus ao templo para consagrá-lo (compare com Lucas 2:34, 35). Agora, em Seus momentos de morte, Jesus fala à Sua mãe: “ 'Mulher, eis aí o teu filho!' ” A João Ele diz: “Eis aí sua mãe!” (João 19:26, 27).

Leia João 19:28-30. O que significam as palavras que Jesus disse antes de morrer: "Está consumado'?

O verbo grego teleõ (terminar, completar, executar) em João 19:28 (“tudo estava agora consumado,”) é o mesmo verbo usado no versículo 30 (“Está consumado”). Além disso, uma palavra relacionada, teleioõ (terminar, tornar perfeito) também aparece no versículo 28 em referência ao cumprimento da Escritura (“para cumprir a Escritura”). Por mais horrível que fosse a cena, tudo estava sendo cumprido, realizado e completado. Quando Jesus diz: “Está consumado!” Ele está completando, cumprindo, a obra que o Pai lhe deu para fazer.

"Está consumado! "O que isso significa? Como isso se aplica á nossa vida?

O túmulo vazio

Leia João 20:1-7. Qual é a relevância para nós do que é retratado?

Jesus morreu no final da tarde de sexta-feira e ressuscitou na manhã de domingo. Como o Sábado estava próximo quando Ele foi sepultado (João 19:42), o processo de sepultamento foi feito às pressas e não completamente. Por mais que amassem Jesus, Seus seguidores guardavam o dia de Sábado e não iam ao túmulo (compare com Marcos 16:1, Lucas 23:56).

Depois do Sábado, várias mulheres compraram especiarias para o túmulo na manhã de domingo. Para a surpresa deles, a pedra foi removida e o túmulo ficou vazio.

Maria Madalena foi uma das que chegaram cedo ao túmulo. Ela correu para contar a Pedro e João o que viu. Os dois homens correram para lá. João ultrapassou Pedro e chegou primeiro. Abaixando-se, olhou para dentro e viu os lençóis de linho com os quais Jesus havia sido enrolado. Mas ele não entrou.

Pedro, porém, entrou e viu os lençóis de linho ali. Viu também o lençol que estivera sobre a cabeça de Jesus, mas não estava junto com o restante dos lençóis. Estava dobrado e separado.

Leia João 20:7-10. João viu que o lenço que cobria o rosto de Jesus estava dobrado. Porque esse fato é importante?

Depois que Pedro entrou no túmulo, João também entrou. João 20:8 diz que ele entrou, viu e creu. Por que ver os panos de sepultura ali e o pano de rosto separadamente, dobrado, levaria João a acreditar que Jesus havia ressuscitado dos mortos?

Para responder a essa pergunta, é necessário ponderar por que o túmulo estaria vazio em primeiro lugar. A resposta mais típica seria ladrões de túmulos. Mas essa explicação falha por três razões. Primeiro, Mateus nos diz que o túmulo era guardado (Mateus 27:62–66), tornando o roubo de túmulos improvável.

Segundo, ladrões de túmulos normalmente roubam objetos de valor, não corpos em decomposição. Terceiro, ladrões de túmulos estão com pressa e não dobram os panos de sepultura. Não é de se admirar, então, que quando João viu o pano de rosto dobrado, ele acreditou que Jesus havia ressuscitado dos mortos.

Jesus e Maria

Leia João 20:11-13. Qual situação mostra que Maria Madalena ainda não entendia os ignificado do túmulo vazio?

A última referência a Maria no texto antes deste é ela contando a Pedro e João sobre o túmulo vazio (João 20:2). Eles correram para o túmulo, e ela voltou lá um pouco mais tarde. Depois que Pedro e João inspecionaram o túmulo, eles o deixaram. Mas Maria retornou e, chorando, permaneceu ali. Sem dúvida, ela havia chorado muito nos últimos dias. E agora — isso também? Inclinando-se, ela olhou para dentro.

Para sua surpresa, dois anjos vestidos de branco estavam no túmulo, sentados onde o corpo de Jesus jazia. Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” (João 20:13). Sua resposta dolorida foi que eles tinham levado seu Senhor, e ela não sabia onde O tinham colocado.

Leia João 20:14-18. O que mudou tudo para Maria?

Com os olhos marejados de lágrimas, Maria se virou e viu alguém parado atrás dela. Em palavras semelhantes às dos anjos, o Estranho pergunta: “Mulher, por que você está chorando? A quem você está procurando?” (João 20:15). Ela acha que está falando com o jardineiro e pede sua ajuda para encontrar o corpo de Jesus.

O Estranho diz uma palavra, “Maria”. Foi uma revelação de uma palavra que mudou o mundo. De repente, a surpresa Maria reconhece que o Jesus ressuscitado está falando com ela e O reconhece. Jesus insiste que ela não O detenha, pois Ele deve ascender ao Seu Pai. Mas sua tarefa é ir e dizer aos discípulos que Ele está ascendendo “'ao Meu Pai e vosso Pai, e ao Meu Deus e vosso Deus'” (João 20:17).

Maria cumpriu sua missão. Ela contou aos discípulos que tinha visto o Senhor e também contou todos os outros detalhes que Ele havia compartilhado com ela (João 20:18).

Leia 1Coíntios 15:12-20. De que valeria a fé cristã se Cristo não tivesse ressuscitado?

Estudo Adicional:

Leia Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 610-616 (“'Está Consumado'”), p. 627-632; (’'Sepultura vazia’’), p. 633-637 (‘’ Lágrimas enxugadas’’). Veja também, Clifford Goldstein, Risen: Finding Hope in the Empty Tomb (Nampa, Pacific Press, 2020).

“Pilatos ansiava por libertar Jesus. Mas viu que não poderia fazer isso e ainda manter sua própria posição e honra. Em vez de perder seu poder mundano, ele escolheu sacrificar uma vida inocente. Quantos, para escapar da perda ou do sofrimento, sacrificam da mesma maneira o princípio.

A consciência e o dever apontam para um lado, e o interesse próprio aponta para outro. A correnteza se põe fortemente na direção errada, e aquele que se compromete com o mal é varrido para a espessa escuridão da culpa.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 758.

“Cristo não entregou Sua vida até que tivesse completado a obra que viera fazer, e com Seu último suspiro Ele exclamou: 'Está consumado.' João 19:30. A batalha havia sido vencida. Sua mão direita e Seu braço santo Lhe deram a vitória. Como um Conquistador, Ele fincou Sua bandeira nas alturas eternas. Não havia alegria entre os anjos? Todo o céu triunfou na vitória do Salvador. Satanás foi derrotado e sabia que seu reino estava perdido.

“Para os anjos e os mundos não caídos, o clamor: ‘Está consumado’, tinha um profundo significado. Foi para eles, assim como para nós, que a grande obra da redenção foi realizada. Eles connosco compartilham os frutos da vitória de Cristo.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 610.

Questões para discussão:

 Que escolhas nos ajudam a evitar os erros cometidos por Pilatos?

 Com base na Bíblia, por que Jesus teve que morrer em nosso lugar?

 Qual é a relação entre as evidências bíblicas e as evidências históricas a respeito da ressurreição de Jesus? Quais evidências históricas confirmam a ressurreição Dele?

 Reflita sobre 1Coríntios 15:12-20. Se aqueles "que adormeceram em Cristo'' vão imediatamente para o Céu após a morte, porque, sem a ressurreição de Cristo, "os que adormeceram em Cristo estão perdidos" (1Coríntios 15:18)? Paulo confirma a verdade de que os mortos estão inconscientes até a ressurreição?