Trazendo a Armênia a Cristo

Por Andrew Mcchesney

Anush orava por seu pai, ela também orava pelos outros 4.000 residentes de sua cidade na Armênia. Então Deus começou a tocar os corações.

Após o batismo, Anush reuniu-se regularmente com outras duas jovens para orar pela cidade. Depois organizaram seminários que atraíram várias dezenas de jovens. Depois disso, com a ajuda da Divisão Euro-Asiática, alugaram autocarros e levaram grupos de 50 jovens em passeios turísticos pela Arménia. Os membros da igreja cumprimentaram e fizeram amizade com os jovens em cada parada. Anush viu que os jovens se tornaram mais sinceros e abertos nas suas perguntas sobre Deus quando visitavam lugares longe de casa.

À medida que crescia o interesse pela mensagem Adventista, um pastor começou a visitar a cidade todos os domingos para realizar palestras sobre relacionamentos, finanças e outras questões práticas. Muitas pessoas participaram das reuniões durante dois anos.

Meu pai era influente e respeitado, por isso, quando ele se tornou Adventista do Sétimo Dia, toda a cidade percebeu. As pessoas começaram a falar sobre a fé e a sua decisão de ir para uma igreja que não era a igreja nacional. Seu batismo quebrou o gelo. A igreja Adventista da cidade, que antes consistia de sete mulheres fiéis que se reuniam numa casa particular, agora mudou-se para um salão alugado onde dezenas de pessoas se reúnem todos os sábados. Os membros da igreja e outras pessoas também se reúnem online para orar diariamente. Estão em andamento planos para comprar um prédio de igreja.

Hoje, meu pai, cujo nome é Armen Safaryan, trabalha junto com sua esposa, Gayane Badalyan, e sua filha, Anush Safaryan, para fazer três tipos de tofu em sua empresa. Sendo a única empresa de tofu na Arménia, tem sido apresentada na televisão nacional, e o Padre teve a oportunidade de partilhar a sua fé quando lhe perguntaram porque é que ele produz tofu.

O Pai é um presbítero da igreja e líder do departamento dos ministérios da família, e ele e a Mãe, que dirigem o departamento dos ministérios da saúde da igreja, são muito procurados noutras igrejas. O pai é visto como um modelo num país onde muitas mães e crianças ainda vão à igreja sem os seus maridos e pais. Pai, Mãe e Anush querem mudar isso.

“Veja, este homem armênio normal é Adventista”, dizem os líderes da igreja ao apresentar o pai em palestras. “Homens, vocês não estão sozinhos. Este homem vai à igreja no Sábado.”

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.escolaSABATINA.net/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.licao.org

Quase Tarde Demais

Alguns anos atrás, eu estava programado para falar em uma conferência de jovens em Kuala Lumpur, na Malásia. Cheguei à noite, e meu primeiro sermão estava agendado para a manhã seguinte. Esperando descansar, fui para a cama, mas não conseguia dormir. Por causa do fuso horário, meu relógio interno não estava ajustado ao novo destino. Muitas horas se passaram enquanto eu me revirava, tentando cochilar, mas sem sucesso. Quando chegou a madrugada, decidi que seria melhor tentar ficar acordado para não perder meu primeiro compromisso de falar. Você provavelmente pode prever o que aconteceu em seguida.

De repente, o telefone no meu quarto tocou e me acordou de um sono profundo. A voz do outro lado era insistente: "Pastor Daniel, por favor, venha imediatamente. Você está programado para falar em quinze minutos!" Pulei da cama e me vesti em tempo recorde. Felizmente, o centro de convenções estava localizado ao lado do hotel onde eu estava hospedado. Corri pelos corredores e, quando me aproximei do auditório onde eu ia falar, o anfitrião e os técnicos já estavam correndo em minha direção. Eles me prepararam enquanto eu ainda estava caminhando. Momentos depois, eu estava no palco começando meu sermão. Não tenho certeza se algum dos participantes sabia que eu tinha acabado de acordar de um sono profundo. Sei que fiquei feliz por ter chegado bem a tempo!

Você já esteve quase atrasado para um compromisso muito importante? A parte do "quase" é o que fez seu coração acelerar. Isso lhe deu um impulso de adrenalina e fez você correr mais rápido para chegar bem a tempo. Nesta lição, vamos olhar para uma parábola que Jesus ensinou sobre estar acordado, presente e preparado para Sua segunda vinda — o maior compromisso de todos!

Preparados para a Demora

A parábola das virgens sábias e tolas reflete os costumes de casamento judaicos na época de Jesus. As celebrações do casamento duravam vários dias. Um momento importante acontecia quando o noivo chegava à casa da noiva para levá-la para a casa de sua família. Muitas coisas podiam atrasar a chegada do noivo à casa da noiva. Na verdade, um atraso na procissão do casamento era comum. Na parábola, o atraso foi tão longo que todas as dez virgens adormeceram.

Quando um mensageiro anunciou a chegada do noivo, todas as dez virgens acordaram assustadas, mas apenas cinco delas tinham óleo suficiente para reacender suas lâmpadas. As virgens sábias se prepararam para o atraso. As tolas também esperavam a chegada do noivo, mas não estavam preparadas para o atraso. Elas foram imprudentes, suas preparações foram insuficientes e o óleo acabou.

A parábola das virgens sábias e tolas é uma narrativa dentro de uma série de histórias sobre o atraso. Outra história de atraso, onde Jesus descreve um grupo de servos esperando pelo retorno do seu senhor (Mateus 24:45-51), antecede a história da cena do casamento. O servo sábio manteve-se ocupado servindo aos outros, mas o servo mau disse em seu coração: "Meu senhor está demorando a voltar" (Mateus 24:48). Ele se voltou contra seus colegas servos e os espancou. Pelo modo como viveu, o servo mau negou que seu senhor estava voltando.

Uma terceira parábola que reforça a necessidade de fidelidade durante esse tempo de espera e incerteza (Mateus 25:14-30) segue a parábola das virgens que esperavam. Esta história ensina que devemos investir todos os nossos talentos para expandir o reino de Deus. Cada parábola fornece uma imagem de Jesus voltando a este mundo. Alguns estão preparados para a Sua vinda, enquanto outros não estão.

Essas histórias sucessivas revelam dois perigos opostos para aqueles que esperam o retorno de Jesus. Por um lado, não devemos viver com a presunção de que Jesus vai atrasar Sua vinda indefinidamente, e por outro lado, devemos resistir à expectativa de que Jesus virá tão em breve que não há necessidade de perseverança paciente.

Essas parábolas vêm logo após Jesus ter dado Seu famoso sermão sobre o fim dos tempos, onde os discípulos perguntaram a Jesus qual seria o sinal de Sua vinda (Mateus 24:3). Ele listou sinais que aumentarão em frequência e intensidade à medida que o fim se aproxima. O sinal final também é uma promessa: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

Óleo Extra

Na história das dez virgens, Jesus mostrou o que a igreja enfrentará antes da Sua segunda vinda. Através da parábola, Ele diferenciou dois tipos de pessoas que estão esperando o Seu retorno. Jesus descreveu muitas semelhanças e uma grande diferença entre as virgens sábias e as tolas. Todas as dez estavam aguardando o noivo, todas as dez adormeceram durante a espera, todas as dez acordaram quando ouviram a chegada do noivo, e todas as dez tinham colocado óleo em suas lâmpadas.

A única diferença foi que as cinco virgens sábias tinham óleo extra para reabastecer suas lâmpadas. Se o noivo tivesse chegado mais cedo, ninguém teria notado a diferença entre esses dois grupos. O atraso distinguiu as sábias das tolas. Esta é uma imagem da igreja esperando para ver Jesus.

Esta não é a única ocasião em que o povo de Deus foi encontrado dormindo em um momento crítico. Três dos discípulos mais próximos de Jesus adormeceram quando Ele apareceu em toda Sua glória no monte da transfiguração (Lucas 9:32). Mais tarde, os mesmos discípulos adormeceram logo após Jesus pedir que orassem com Ele no Jardim do Getsêmani. Jonas adormeceu no navio que o levava para longe da tarefa que Deus o havia chamado para fazer em Nínive.

Figurativamente, a igreja hoje às vezes está dormindo quando deveria estar desperta para o perigo e se preparando para a volta de Cristo. Paulo advertiu: “E digo isto a vós, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando cremos. A noite é passada, e o dia está próximo. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz” (Romanos 13:11, 12). O tempo antes da Segunda Vinda é o tempo em que devemos vigiar e orar mais do que nunca.

A mensagem principal desta parábola para a igreja hoje é que precisamos de óleo extra enquanto esperamos o retorno de Jesus. As lâmpadas simbolizam a Palavra de Deus. Como diz o salmista: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105). O óleo é um símbolo do Espírito Santo. O óleo era usado para ungir profetas, sacerdotes e reis.

Quando Jesus iniciou Seu ministério na Terra, Ele citou o livro de Isaías e disse: “O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para curar os quebrantados de coração, para pregar liberdade aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos; para anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:18, 19). O Espírito Santo ungiu Jesus para cumprir Sua missão na Terra. Da mesma forma, precisamos ser cheios do Espírito Santo para cumprir nosso propósito enquanto esperamos a volta de Jesus.

Momento de Reflexão

Como você tem experimentado o Espírito Santo trabalhando em sua vida?

Por que simplesmente dizer que seguimos a Jesus não é suficiente? Por que conhecer a Deus pessoalmente é tão importante?

Por que devemos estar sempre prontos para a volta de Jesus?

O que podemos fazer na prática para estar preparados para a chegada de Cristo?

O que podemos fazer para não cair na armadilha de estabelecer datas para a volta de Jesus?

Compare os textos:

. Óleo, lamparinas e luz: Zacarias 4:1-6; Isaias 60:1, 2; Mateus 5:14-16.

. A promessa do Espírito Santo: Lucas 11:9-13; 1Coríntios 2:9-14.

. Os últimos dias: Ezequiel 14:20; 2 Timóteo 3:1-5; Tiago 5:7, 8.

 Qual é relação das passagens com o texto-chave (Mateus 25:1-13) da lição desta semana?

 Se a salvação é pela graça, de que preparo estamos falando?

O Filho do Homem

A parábola das virgens sábias e tolas termina com o aviso: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mateus 25:13). Devemos estar sempre prontos. Enquanto esperamos, devemos deixar nossas lâmpadas brilharem intensamente neste mundo escuro. Temos uma bela mensagem para que todo o mundo ouça — o Noivo está chegando! A Bíblia está cheia de promessas de que Jesus voltará a esta terra. Sua segunda vinda será diferente da primeira.

Ele não virá como um bebê em Belém, mas como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Sua vinda será gloriosa: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então se assentará no trono da sua glória” (Mateus 25:31). Todos que estiverem vivos neste planeta quando Ele vier verão Sua magnífica aparição: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram” (Apocalipse 1:7). O clímax da história não será um segredo para apenas alguns escolhidos verem e ouvirem.

A frase “Filho do Homem”, que Jesus usou nesta parábola, é o título mais frequente que Ele usou para Si mesmo nos evangelhos. Ela também aparece no livro profético do Antigo Testamento, Daniel. Em Daniel 7, o profeta vê quatro bestas que representam quatro reinos terrestres. Esses poderes terrenos são retratados como conquistadores que subjugam as pessoas. De repente, a cena muda e Daniel vê a sala do trono do céu. Ele contempla um julgamento a favor dos que foram oprimidos. O Filho do Homem aparece e recebe um reino.

“Eu estava olhando nas visões da noite, E eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do Homem; E dirigiu-se ao Ancião de Dias, E o fizeram chegar até ele.

E foi-lhe dado domínio, e honra, e um reino, Para que todos os povos, nações e línguas o servissem; O seu domínio é um domínio eterno, Que não passará, E o seu reino o único

Que não será destruído” (Daniel 7:13, 14).

O Filho do Homem estabelecerá um reino eterno que nunca será destruído. Todas as outras nações se desmoronarão diante Dele. O contraste entre os reinos temporários do mundo e o reino eterno de Deus não poderia ser maior.

O Filho do Homem não veio para oprimir, mas para elevar os cansados. Ele veio não para ser servido, mas para servir. Sua primeira coroa foi de espinhos. Ele ganhou nossa fidelidade e é o único que merece nossa adoração. O Filho do Homem se uniu à humanidade. Ele deixou Sua glória para se tornar um de nós e vencer o pecado e a morte em nosso lugar. Quando colocamos nossa fé Nele, estamos ligados ao Seu reino eterno. O Filho do Homem é o conquistador que compartilha Sua vitória com Seu povo.

Todos os Recursos do Céu

“No grande e incomensurável dom do Espírito Santo estão contidos todos os recursos do céu. Não é por qualquer restrição da parte de Deus que as riquezas de Sua graça não fluem para os homens. Se todos estivessem dispostos a receber, todos se encheriam de Seu Espírito.

“É privilégio de cada alma ser um canal vivo através do qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as riquezas insondáveis de Cristo. Não há nada que Cristo deseje tanto quanto agentes que representem ao mundo Seu Espírito e caráter. Não há nada que o mundo precise tanto quanto a manifestação do amor do Salvador através da humanidade. Todo o céu está esperando por canais através dos quais possa ser derramado o óleo santo para ser alegria e bênção aos corações humanos.

“Cristo fez toda provisão para que Sua igreja seja um corpo transformado, iluminado com a Luz do mundo, possuindo a glória de Emanuel. É Seu propósito que todo cristão esteja cercado por uma atmosfera espiritual de luz e paz. Ele deseja que revelemos Sua própria alegria em nossas vidas.

“A presença do Espírito será mostrada pelo transbordar do amor celestial. A plenitude divina fluirá através do agente humano consagrado, para ser transmitida aos outros.

“O Sol da Justiça tem ‘cura em suas asas.’ Malaquias 4:2. Assim, de todo verdadeiro discípulo deve ser difundida uma influência de vida, coragem, auxílio e verdadeira cura.

“A religião de Cristo significa mais do que o perdão dos pecados; significa tirar nossos pecados e preencher o vazio com as graças do Espírito Santo. Significa iluminação divina, regozijo em Deus. Significa um coração vazio de si mesmo e abençoado com a presença constante de Cristo. Quando Cristo reina na alma, há pureza, liberdade do pecado.

A glória, a plenitude, a completude do plano do evangelho são cumpridas na vida. A aceitação do Salvador traz um brilho de perfeita paz, perfeito amor, perfeita certeza. A beleza e a fragrância do caráter de Cristo reveladas na vida testificam que Deus realmente enviou Seu Filho ao mundo para ser seu Salvador.

“Cristo não ordena a Seus seguidores que se esforcem para brilhar. Ele diz: Deixe sua luz brilhar. Se você recebeu a graça de Deus, a luz está em você. Remova os obstáculos, e a glória do Senhor será revelada. A luz brilhará para penetrar e dissipar a escuridão. Você não pode deixar de brilhar dentro do alcance de sua influência. (Ellen G. White, Parábolas de Jesus [CPB, 2022], p. 247, 248).