Kingston encontra esperança

Por Andrew Mcchesney

Um obreiro bíblico convidou várias pessoas para a igreja Adventista do Sétimo Dia em Bethel, Alasca, para compartilhar suas histórias de vida com um visitante da Missão Adventista. Parte da Oferta do Décimo Terceiro Sábado para o quarto trimestre de 2024 irá para consertar e expandir a igreja para que ela possa acomodar um centro de influência para o ministério em Bethel. Eu tinha voado para a cidade de 6.300 pessoas para coletar histórias de missão para promover o projeto.

Mas ninguém apareceu na igreja no horário designado. A obreira bíblica, Joy Anderson, acenou em direção a uma pizza grande que ela havia pegado no caminho para a igreja, vindo de seu escritório, onde trabalha como advogada. “Sirva-se”, disse Joy, que é originalmente do Alabama e co-lidera a igreja com outro obreiro bíblico.

“Eu esperava que a pizza encorajasse as pessoas a virem.” Cerca de metade da pizza tinha acabado quando Kingston entrou. Ele expressou surpresa por ser a única pessoa presente.

Então ele pegou uma fatia de pizza, sentou-se e falou sobre o motivo de ele adorar na igreja Adventista. O zelador de 59 anos disse que lutou por anos contra o álcool e as drogas em Hooper Bay, uma cidade do Delta de Yukon-Kuskokwim com 1.400 pessoas, localizada a 90 minutos de avião pequeno de Bethel.

“Eu queria sair da vida miserável que eu estava vivendo”, ele disse. “Eu disse a mim mesmo: 'Se eu não aprender com esta lição, se eu não aprender com meus erros, as pessoas vão pensar que eu sou burro.'” Então Kingston se mudou para Bethel, seguindo o caminho de muitos moradores do Delta de Yukon-Kuskokwim que deixaram pequenas cidades na esperança de uma vida melhor em Bethel, a maior comunidade no oeste do Alasca.

A população do Delta de Yukon-Kuskokwim é de cerca de 85 por cento de nativos do Alasca, que são principalmente Yup'ik, Cup'ik e Athabascan. Um dia, Steve, um Adventista e nativo do Delta de Yukon-Kuskokwim, convidou Kingston para a Igreja de Betel. “Ele me perguntou se eu estava com problemas ou deprimido”, Kingston disse. “Fiquei curioso para saber para onde ele estava indo, então comecei a vir.” Kingston encontrou força ao passar tempo com outros frequentadores da igreja que superaram sua dependência de álcool e drogas.

“Eles me ajudaram a ficar longe dessas coisas”, ele disse. “Este ambiente me ajudou.” Ele disse que está feliz, mas ainda buscando respostas.

“O Bom Homem lá em cima vê tudo”, ele disse. “Todos nós encontramos nossas respostas de alguma forma.”

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org

O Rei dos Judeus

Como observado, as ações de Pilatos podem ser divididas em sete cenas. Nesta semana, exploraremos os quatro finais (João 19:1–3; 19:4–7; 19:8, 11; 19:12–16) e seus resultados. O ápice das escolhas de Pilatos levou à condenação e morte de Jesus.

A quarta cena é concisa. Pilatos estava de volta ao Pretório com Jesus. Os judeus receberam a sugestão de Pilatos de libertar Jesus com escárnio e a exigência de soltar Barrabás (João 18:38-40). Pilatos, em vez disso, decidiu açoitar o Prisioneiro, apesar de nenhuma condenação oficial (João 19:1). Os soldados zombaram de Jesus e O forçaram a usar uma coroa de espinhos e o que provavelmente era uma capa de oficial (João 19:2, 3). O Evangelho chama nossa atenção mais de perto para a descrição de Cristo como Rei dos Judeus. Para os romanos, zombar de Jesus dessa forma também era ridicularizar a fé hebraica, mas, ao fazê-lo, eles estavam inadvertidamente reconhecendo Jesus como o rei que Ele é.

A quinta cena então começou, e a partir daí, todos estavam envolvidos. Pilatos trouxe Jesus para fora ainda vestido como um rei (João 19:5). Ele alegou que seu propósito era mostrar que não encontrou culpa em Jesus (João 19:4; 18:38). A responsabilidade de Pilatos como governador e juiz era simplesmente libertar Jesus. Talvez o motivo de Pilatos fosse despertar simpatia por Cristo, que estava machucado e sangrando. Se assim foi, a ideia falhou completamente.

Pela primeira vez, a palavra “crucifica” aparece no enredo. Não foi a multidão que primeiro a exigiu. Os principais sacerdotes e seus servos gritaram: “Crucifica-o!” (João 19:6). Possivelmente temendo a influência de Jesus sobre a multidão, eles assumiram a liderança. Uma só palavra, “Crucifique! Crucifique!”, se tornou o refrão fácil de ser repetido.

O Veredito

Por fim, os líderes religiosos expressaram a Pilatos seu verdadeiro motivo: eles queriam que Jesus fosse crucificado por causa de Sua reivindicação à divindade (João 19:7). Pilatos temia a retribuição divina se Jesus fosse de fato o Filho de Deus. No pensamento comum da época, os deuses podiam tomar forma humana (veja Atos 14:11). A reação de Pilatos refletiu seu terror sombrio de encontrar um ser divino que poderia se vingar de qualquer um que o maltratasse.

Motivado pelo medo crescente, o governador se retirou para o palácio, abrindo a sexta cena (João 19:8, 9). Pilatos estava ansioso para saber a origem de Cristo — será que Ele vinha da terra ou do céu? Jesus não respondeu. Pilatos então ostentou a autoridade que tinha para libertar Cristo (versículo 10). Jesus deixou claro que Ele, não Pilatos, tem o poder sobre a vida e a morte (João 19:11; 10:18). As palavras finais de Jesus agitaram Pilatos profundamente, e ele redobrou seus esforços para libertar o Prisioneiro (João 19:12). Assim se abre a sétima e última cena nesta parte do drama.

Pilatos retornou à multidão, que atacou seu ponto fraco: infidelidade ao imperador (João 19:12). Os judeus insistiram que Jesus era antagônico a César, e a ansiedade de Pilatos aumentou. Ele temia pôr em risco sua carreira política ao proteger este Homem que alegava ser um rei.

Pilatos sentou-se no tribunal para proferir o veredicto por volta da sexta hora, que era meio-dia (João 19:14). O povo deveria estar parando de trabalhar, removendo o fermento de suas casas e se preparando para a refeição pascal. Em vez disso, eles estavam pedindo uma crucificação.

Quando Pilatos declarou: “Eis o vosso Rei!” (João 19:14), ele involuntariamente deu aos judeus sua última chance de aceitar Jesus como tal. Deixando de lado séculos de espera por este exato momento, os líderes judeus oficializaram sua rejeição a Jesus, declarando enfaticamente: “Não temos rei senão César!” (versículo 15).

Crucifixão

No início do ministério de Cristo, João Batista apresentou Jesus como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Toda primavera, os adoradores que viajavam para Jerusalém para a Festa da Páscoa eram lembrados do sangue salvador do cordeiro (Êxodo 12:12, 13, 21–28). Enquanto os adoradores se reuniam para outra cerimônia da Páscoa, o verdadeiro Cordeiro da Páscoa estava sendo levado à Sua morte. A morte de Cristo coincidiu com o sacrifício da Páscoa. Jesus é o EU SOU, o Rei e o Cordeiro da Páscoa. Só podemos começar a entender o significado da morte de Cristo em nosso favor se virmos a totalidade de quem Ele é.

Tendo obtido a aprovação de Pilatos, os líderes religiosos estavam com pressa para ver Jesus levado para a morte. João especificou que Jesus carregou Sua cruz (João 19:17). Isso é específico para seu Evangelho, pois os outros incluem o papel de Simão de Cirene (Marcos 15:21). Ao destacar o momento em que Jesus carregou Sua própria cruz, João nos lembrou que Jesus estava em controle total dos eventos (João 10:17, 18). Ele mesmo trouxe salvação ao mundo (João 1:29).

João ignorou a agonia e os detalhes da crucificação. Ele simplesmente registrou que Jesus foi crucificado (João 19:18). A crucificação era uma execução desprezada e cruel. A ideia de que o Rei, o Messias, poderia ser crucificado era absurda e altamente ofensiva (1 Coríntios 1:18 25). Para os romanos, gregos e judeus descrentes, que Jesus foi crucificado forneceu evidências claras de que Ele era uma fraude. No entanto, Jesus finalmente infundiu essa morte horrível com vitória e triunfo.

Jesus não foi totalmente abandonado pelos seres humanos. Um grupo de mulheres estava perto da cruz com o discípulo amado (João 19:25, 26). A mãe de Jesus, que estava com Ele no início de Seu ministério (João 2:1–11), é mostrada aqui de pé ao lado Dele no final. Ao vê-la no meio da multidão, Cristo a confiou aos cuidados do discípulo amado (João 19:26, 27).

Assumindo a responsabilidade dada a ele (João 19:27), João cumpriu o mandamento de Jesus de amar uns aos outros e demonstrou a unidade pela qual Jesus orou (João 17:11, 22). A família de fé que se formou pela cruz dá testemunho contínuo da vida e morte de Jesus (João 1:12).

Momento de Reflexão

►Qual foi o significado da condenação e morte de Jesus correspondendo à Páscoa?

►Por que você acha que Jesus confiou Maria aos cuidados de João em vez de um de seus irmãos?

►Leia os outros relatos do Evangelho sobre a crucificação e escreva o que Jesus diz da cruz em cada um. Discuta as diferenças e semelhanças com seu grupo de estudo. (Mateus 27:46–50; Marcos 15:34–37; Lucas 23:34, 43, 46.)

►O que é importante entender sobre o momento e a causa da morte de Jesus? (João 19:30, 37; Salmos 22:14.)

►Por que José de Arimateia e Nicodemos se apresentaram para ajudar depois que Jesus morreu?

►Quando você considera a morte de Cristo, você se concentra na derrota ou no triunfo? Por quê?

►De que maneiras as cenas de crucificação revelam completamente tanto o caráter de Satanás quanto o caráter de Deus?

►Como a morte de Cristo impacta pessoalmente sua vida?

Morte e Sepultamento

Ao declarar “Tenho sede!” (João 19:28), Jesus tomou a iniciativa de pedir uma bebida. O relato de João cumpre a profecia do Salmo 69:21. Tendo recebido o vinho azedo e cumprido completamente Sua obra, Jesus triunfantemente clamou: “Está consumado!” (João 19:30). Esta frase foi usada no contexto de ir para a cama (Mateus 8:20). De fato, ninguém tirou a vida de Jesus; Ele a entregou por Sua própria vontade (João 10:18).

Neste ponto, os judeus solicitaram que os corpos fossem removidos do cruzes porque aquele Sabbath era especial — coincidia com o Sabbath festivo (ver Deuteronômio 21:23). Confirmado que Jesus havia morrido, um soldado perfurou o lado de Jesus, e água e sangue fluíram (João 19:34). João não explicou por que a água e o sangue eram significativos, exceto para dizer que ele pessoalmente viu e forneceu prova da morte de Jesus. (Alguns estudiosos acham que a separação do fluido [água] do sangue indica que Jesus morreu de um coração rompido.)

Dois discípulos tímidos apareceram para cuidar do corpo de Jesus. O leitor não tem nenhuma experiência anterior informações sobre José de Arimateia — a introdução de João é abrupta. Nicodemos apareceu várias vezes na história, mas sempre hesitantemente. Aqui o vemos também mostrar seu apoio de forma tangível (versículo 39).

A quantidade de especiarias usadas no corpo de Jesus refletia um sepultamento real (2 Crônicas 1:1). 16:14). Em Seu primeiro encontro com Nicodemos, Jesus falou de Seu reino. Aqui vemos Nicodemos e José providenciando arranjos luxuosos para o sepultamento de Jesus (João 19:38, 42). Assim como Maria, esses dois discípulos demonstraram seu profundo amor por Cristo enquanto preparavam Seu corpo para o sepultamento (João 12:1-8).

Por Você

“O Salvador não fez nenhum murmúrio de queixa. Seu rosto permaneceu calmo e sereno, mas grandes gotas de suor estavam em Sua testa. Não havia mão compassiva para limpar o orvalho da morte de Seu rosto, nem palavras de simpatia e fidelidade imutável para deter Seu coração humano. Enquanto os soldados estavam fazendo seu trabalho terrível, Jesus orou por Seus inimigos: 'Pai, perdoa-os; porque não sabem o que fazem.' (Lucas 23:24). [...] Cristo teve pena deles em sua ignorância e culpa. Ele soprou apenas um apelo por seu perdão, pois não sabem o que fazem'” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 59).

“Um poder superior a Pilatos ou aos judeus havia dirigido a colocação daquela inscrição acima da cabeça de Jesus. Na providência de Deus, era para despertar o pensamento e a investigação das Escrituras. O lugar onde Cristo foi crucificado era perto da cidade. Milhares de pessoas de todas as terras estavam então em Jerusalém, e a inscrição declarando Jesus de Nazaré o Messias viria ao conhecimento deles. Era uma verdade viva, transcrita por uma mão que Deus havia guiado”.

“O imaculado Filho de Deus estava pendurado na cruz... E tudo o que Ele suportou — as gotas de sangue que fluíram de Sua cabeça, Suas mãos, Seus pés, a agonia que atormentava Seu corpo e a angústia indizível que encheu Sua alma ao esconder o rosto de Seu Pai — fala a cada filho da humanidade, declarando: É por ti que o Filho de Deus consente em suportar este fardo de culpa; por ti Ele destrói o domínio da morte e abre as portas do Paraíso”.

“Por uma vida de rebelião, Satanás e todos os que se unem a ele se colocam tão fora de harmonia com Deus que Sua própria presença é para eles um fogo consumidor. A glória Daquele que é amor os destruirá.

“No início do grande conflito, os anjos não entenderam isto. Se Satanás e sua hoste tivessem sido deixados para colher o resultado total de seu pecado, eles teriam perecido; mas não teria sido aparente aos seres celestiais que este era o resultado inevitável do pecado. Uma dúvida da bondade de Deus teria permanecido em suas mentes como semente maligna, para produzir seu fruto mortal de pecado e inflição.

“Mas não será assim quando a grande controvérsia terminar. Então, o plano de redenção tendo sido completada, o caráter de Deus é revelado a todas as inteligências criadas... Bem, então, os anjos podem se alegrar ao olharem para a cruz do Salvador; pois embora não entendessem tudo, sabiam que a destruição do pecado e de Satanás estava para sempre certa, que a redenção do homem estava assegurada e que o universo estava eternamente seguro. O próprio Cristo compreendeu completamente os resultados do sacrifício feito no Calvário. A todos estes Ele olhou para frente quando na cruz Ele clamou: 'Está consumado'” (João 19:30).