O Pai, O Filho e o Espírito Santo

VERSO PARA MEMORIZAR:
"O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que Eu lhes disse" (João 14:26)

Leituras da semana:
João 14:10, 24; Gênesis 3:7–9; João 16:27, 28; João 16:7–11; João 17:1–26.
O Evangelho de João é um mosaico de temas. João usa sinais (ou milagres) para mostrar que Jesus é o Messias prometido pelos profetas. João usa uma série de testemunhas para proclamar que Jesus é o Cristo. Ele também apresenta as declarações que começam com as palavras "Eu Sou’’ para apontar à divindade de Cristo.

Todas as três Pessoas da Divindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são mencionadas no primeiro capítulo de João (João 1:1-4; 14, 18, 32-34). Durante séculos, os seres humanos buscam compreender plenamente a natureza da Trindade, mas como não conseguem, muitos acabam rejeitando esse ensino bíblico. Porém, é uma tolice rejeitar alguma coisa só porque não Conseguimos compreendê-la completamente ou porque não se enquadra dentro dos estreitos limites do raciocínio humano.

João nos diz que, se quisermos compreender a Deus, devemos olhar para Jesus e para o que foi revelado na Palavra. Isso nos leva a uma percepção totalmente nova a respeito dos relacionamentos que existem entre as três Pessoas da Divindade, entre as Pessoas da Divindade e os seres humanos, e entre os próprios seres humanos. A lição desta semana examina como o Evangelho de João apresenta o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas agora dentro do contexto do discurso de despedida de Jesus (João 13, 14, 15, 16, 17).

Um sonho em Dallas

Por Andrew Mcchesney

Samuel declarou que não tinha interesse em estudos bíblicos. “Mas você marcou que estava interessado em um cartão de interesse em estudo bíblico”, disse o autor da chamada, um obreiro bíblico da Primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia de Dallas, no estado americano do Texas. Ele e outros obreiros bíblicos estavam acompanhando os cartões distribuídos pela igreja. “Bem, eu não estou interessado”, disse Samuel.

O interlocutor colocou o cartão de interesse no estudo da Bíblia de lado.

Uma semana depois, outro obreiro bíblico ligou para Samuel.

“Não estou interessado”, disse Samuel.

Na semana seguinte, o obreiro bíblico ligou novamente.

“Quanto custarão os estudos bíblicos?” Samuel perguntou. "Nada."

No primeiro estudo bíblico, Samuel disse que ele e sua esposa estavam procurando uma igreja. Seu filho os convidou para sua igreja, mas eles ficaram ofendidos com um sermão sobre o papa e o Sábado do Sétimo Dia. "Nunca mais colocarei os pés em uma igreja Adventista do Sétimo Dia", disse Samuel.

O obreiro bíblico orou em silêncio e continuou o estudo bíblico.

Depois de várias semanas, o obreiro bíblico convidou Samuel para reuniões evangelísticas na Primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia de Dallas. Ele se perguntou o que Samuel diria. Samuel concordou em ir.

No primeiro encontro, Samuel olhou ao redor da igreja com grande interesse. O edifício tinha uma arquitetura única, com um santuário arredondado, um teto arredondado e bancos curvados ao redor da plataforma.

Samuel procurou o obreiro bíblico. “Preciso falar com você”, ele disse. O obreiro bíblico estava ajudando a preparar a reunião, e ele perguntou a Samuel se ele poderia esperar. Samuel concordou e sentou-se.

Ele ouviu atentamente o sermão do evangelista sobre Daniel 2. Depois, ele encontrou o obreiro bíblico e deixou escapar: “Eu quero ser batizado!” O obreiro bíblico ficou chocado e exclamou: “O quê?” Samuel disse que teve um sonho 18 anos antes. “No sonho, Jesus me levou a uma igreja e disse: 'Esta é a minha igreja'”, ele disse. “Quando entrei na igreja esta noite, eu a reconheci imediatamente.

Finalmente, encontrei a igreja do meu sonho. Eu quero ser batizado.” O obreiro bíblico levou Samuel ao evangelista, que ficou igualmente surpreso ao ouvir sobre o sonho.

O que tornou a história ainda mais notável foi que a igreja havia queimado e um novo prédio havia sido construído 13 anos antes. Samuel tinha visto a nova igreja em seu sonho cinco anos antes de ela ser construída.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org.

O Pai celestial

O Evangelho de João é escrito do ponto de vista da narrativa bíblica geral, começando com nossas origens. “No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Ou: No princípio, o Pai, o Filho e o Espírito Santo criaram os céus e a terra. Eles são a Fonte de tudo o que existe. Eles criaram o universo, incluindo os seres que o habitam.

Em nosso planeta, houve uma criação especial de vida, e a mais especial dessa criação foi a humanidade. E o propósito de Deus para criar a humanidade era que vivêssemos em harmonia amorosa com Ele e uns com os outros.

Infelizmente, Lúcifer trouxe o pecado para este mundo. O pecado é, entre outras coisas, uma interrupção do nosso relacionamento com Deus. Ele deturpa quem Deus é. Assim, Jesus tomou sobre Si nossa natureza humana para restaurar o conhecimento de Deus e trazer salvação à humanidade.

Enquanto esteve aqui, Jesus submeteu Sua vida ao Pai, vivendo de acordo com Sua orientação. Ele disse: “ 'Eu e meu Pai somos um' ” (João 10:30). “ 'O Pai está em mim, e eu nele' ” (João 10:38). “Se eu não faço as obras de meu Pai, não acreditem em mim” (João 10:37).

Quais são algumas das obras e funções do Pai, conforme descritas nas passagens a seguir?

João 3:16, 17; João 6:57

João 5:22, 30

João 6:32; João 14:10, 24

João 6:45

João 15:16, João 16:23

Esses versículos descrevem o Pai em estreita ligação com Jesus Cristo, o Seu Filho. O Pai tem um contato íntimo com o nosso mundo e um profundo interesse em nossa salvação. O que essa verdade nos ensina sobre o amor de Deus por nós?

Jesus e o Pai

Fomos criados pela Divindade para um relacionamento pessoal com Eles (Gênesis 1:26, 27). No entanto, por causa do pecado, esse relacionamento foi radicalmente interrompido. Podemos ver o impacto imediato dessa interrupção na história do Jardim do Éden.

Leia Genêsis 3:7-9. Qual foi a brecha ocasionada pelo pecado? E o que significa que foi Deus quem procurou Adão e Eva, e não o contrário?

A intenção da Divindade era oferecer cura a toda a humanidade para aquela brecha causada pelo pecado, mesmo que toda a humanidade não aceitasse o que Eles ofereciam.

Para realizar a restauração desse relacionamento, um Membro da Divindade se tornou humano. Assim, o Verbo se tornou carne e habitou entre nós, manifestando a glória de Deus (João 1:14–18). Como resultado, a humanidade recebeu Sua plenitude e graça.

Foi isso que Jesus veio compartilhar, declarar a glória de Deus para que o relacionamento quebrado pelo pecado pudesse ser restaurado, pelo menos para todos os que estavam dispostos a aceitar pela fé o que lhes foi oferecido em Cristo Jesus.

Leia João 1:1, 2; João 5:16-18; João 6:69; João 10:10, 30; João 20:28. Que esperança maravilhosa encontramos nos seguintes textos?

“Em Cristo está a vida, original, não emprestada, não derivada.” — Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 423. No entanto, como o Filho encarnado que havia “se esvaziado” (Filipenses 2:7) do exercício de Suas prerrogativas, Cristo, falando de Sua existência na Terra como um homem entre os homens, podia se referir à Sua posse da vida como um dom de Deus. “A divindade de Cristo é a garantia da vida eterna para o crente.” O Desejado de Todas as Nações, p. 530.

Deus não foi reconhecido pela humanidade (João 17:25). Assim, Ele enviou Seu único Filho (João 9:4, João 16:5) para que Ele, o Pai, pudesse ser conhecido.

Um autor ateu escreveu: "Em nossa obscuridade, em meio a toda essa vastidão do Universo, não há indício de que alguma ajuda virá de algum outro lugar para nos salvar de nós mesmos. "Qual ensino da Bíblia mostra que ele está errado?

Conhecer o Filho é conhecer o Pai

Ao longo do Evangelho de João, o apóstolo descreve como Jesus, o Filho, faz atividades que apontam para o Pai. Jesus explica quem é o Pai e mostra qual é o Seu relacionamento com o nosso mundo. Tudo isso está de acordo com João 1:18, que diz que Ele faz o Pai conhecido (grego exêgeomai: explicar, interpretar, expor).

Repetidamente Jesus faz isso. A palavra Pai (patêr) aparece 136 vezes em João e 18 vezes em 1–3 João, mais de um terço de todos os usos no Novo Testamento. O discurso de despedida é um dos principais locais no Evangelho onde Jesus faz o Pai conhecido.

Jesus era o representante do Pai na terra, e Ele veio para viver, em carne humana, a vontade do Pai. De fato, Jesus disse que em todas as coisas Ele buscava fazer a vontade do Pai, e não a Sua própria (João 5:30). Isso pode parecer uma declaração surpreendente a princípio, mas mostra o quão totalmente rendido Jesus, como ser humano, estava ao Pai.

Jesus disse também que havia sido enviado pelo Pai para concluir Sua obra a salvação da humanidade e que o próprio Pai deu testemunho de Sua obra (João 5:36–38).

Jesus proclamou que o Pai O enviou para servir como o único por meio do qual a humanidade pode chegar ao Pai (João 6:40, 44). O Pai quer que as pessoas tenham a vida eterna encontrada em Jesus, que promete ressuscitá-las na ressurreição

Leia João 7:16; João 8:38; João 14:10, 23; João 15:1, 9, 10; João 16:27, 28; João 17:3. O que o Evangelho de João ensina sobre o relacionamento de Jesus com o Pai?

As afirmações de Jesus sobre Seu relacionamento com o Pai são surpreendentes. Ele afirma que todos os Seus ensinamentos são os ensinamentos do Pai; que tudo o que Ele diz ter ouvido pessoalmente do Pai; que a crença Nele é a mesma que a crença no Pai; que tanto Suas próprias palavras quanto Suas obras são todas do Pai; e que Ele e o Pai estão unidos em amar e trabalhar pela salvação da humanidade.

Que testemunho poderoso da proximidade de Jesus com Seu Pai no céu!

Sua vida mudaria se os seus pensamentos e ações refletissem plenamente a vontade de Deus para você? Como você pode viver o que Jesus mostra que é o desejo de Deus?

O Espírito Santo

O Espírito Santo não é tão proeminente no Evangelho de João quanto o Pai e o Filho. No entanto, Seu papel é crucial para o sucesso da missão de Jesus.

Leia João 1:10-13. Qual é a importância do Espírito Santo na conversão?

No primeiro capítulo de João, podemos ver quão central é o papel do Espírito Santo. João nos diz que todos os que receberam o Verbo (isto é, todos os que creram Nele) se tornaram filhos de Deus, aqueles “que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13). Isso vem somente da obra do Espírito Santo.

Quais são as obras do Espírito? João 3:5-8; João 6:63; João 14:26; João 15:26; João 16:7-11.

“Ao descrever aos Seus discípulos a obra do Espírito Santo, Jesus procurou inspirá-los com a alegria e a esperança que inspiravam Seu próprio coração. Ele se regozijou por causa da ajuda abundante que havia fornecido para Sua igreja. O Espírito Santo era o mais alto de todos os dons que Ele poderia solicitar de Seu Pai para a exaltação de Seu povo. O Espírito deveria ser dado como um agente regenerador, e sem isso o sacrifício de Cristo não teria sido de nenhuma utilidade.

O poder do mal vinha se fortalecendo há séculos, e a submissão dos homens a esse cativeiro satânico era surpreendente. O pecado poderia ser resistido e vencido somente por meio da poderosa agência da Terceira Pessoa da Divindade, que viria sem energia modificada, mas na plenitude do poder divino.” — Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 540.

Que bênção, então, receber o Espírito Santo, que certifica que Deus é verdadeiro (João 3:33). É o Espírito que convence do pecado, da justiça e do julgamento (João 16:8–11). Portanto, a chave para sabermos o que é certo, o que é verdadeiro e o que é bom é a submissão da nossa razão e experiências de vida à Palavra de Deus por meio do poder convincente e convicto do Espírito Santo.

A oração de Jesus

João 17 é às vezes chamado de oração sacerdotal de Jesus. Ele conclui o discurso de despedida. Jesus veio a esta terra para que a humanidade pudesse ser restaurada, finalmente, ao seu relacionamento pessoal original com Deus. Ele realizou fielmente os sinais que Deus lhe deu para fazer. Em palavras e atos, Ele comunicou Deus ao povo.

Jesus logo deixaria esta terra. Ele desejava compartilhar mais uma vez Seu amor por Seus discípulos. Ele queria que eles entendessem o relacionamento próximo entre Ele, o Pai e o Espírito Santo. E Ele queria levá-los ao mesmo relacionamento pessoal com Deus Pai e o Espírito que Ele próprio tinha.

Que palavras e frases em João 17 mostram o desejo de Jesus de que existisse um relacionamento de amor entre Ele, o Pai e os discípulos?

Muitos leem João 17 para significar que a única coisa que importa é a unidade e o amor. Sem dúvida, o propósito de Deus é nos restaurar a um relacionamento pessoal com Ele e com todas as pessoas. Mas uma leitura mais cuidadosa sugere uma conexão muito mais vital entre amor e verdade.

“Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro” (João 17:3), não Deus, quem quer que pensemos que Ele seja. “'Eu fiz o teu nome conhecido àqueles que me deste, e eles guardaram a tua palavra e sabem em verdade que eu vim de ti' ” (João 17:6, 8). “'Santifica-os na tua verdade. A tua palavra é a verdade' ” (João 17:17).

Cristo veio para revelar o Pai. Essa revelação foi importante por causa dos muitos equívocos sobre Deus. O Evangelho de João mostra o quão seriamente Jesus levou essa missão. Ele representou corretamente a Palavra e as ações de Deus. Se a verdade não importasse, por que ir tão longe?

Jesus viveu uma vida de grande dificuldade para, finalmente, ser rejeitado pelas autoridades religiosas. Ele sofreu indiferença do povo e até mesmo, às vezes, de Seus próprios discípulos. Um de Seus discípulos O traiu, e outro O negou três vezes. Ele passou por um julgamento incessante e morreu em uma cruz nas mãos daqueles mesmos que Ele veio salvar.

Como você pode refletir o amor de Deus, visto na relação entre Jesus e o Pai?

Estudo Adicional:

Leia Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 533-549 (“Não se turbe o vosso coração”); “Nota Adicional sobre o Capítulo 1 de [João]”, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 1006-1015.

Ao avaliar quem Jesus é, Seus oponentes julgaram por padrões humanos “‘segundo a carne’” (João 8:15). Isso é provavelmente ainda pior do que julgar “pelas meras aparências” (João 7:24). Aqui eles recorreram aos critérios da carne, da humanidade caída em um mundo caído, sem o controle convincente do Espírito (veja João 3:3–7).

Eles viram Sua “carne”, por assim dizer, mas nunca contemplaram a possibilidade de que Ele pudesse ser o Verbo feito carne (João 1:14). Considerar Cristo por critérios tão limitados é pesá-Lo de um ponto de vista mundano (2 Coríntios. 5:16).

“O Consolador é chamado de 'o Espírito da verdade'. Sua obra é definir e manter a verdade. Ele primeiro habita no coração como o Espírito da verdade, e assim Ele se torna o Consolador. Há conforto e paz na verdade, mas nenhuma paz ou conforto real pode ser encontrado na falsidade.

É por meio de falsas teorias e tradições que Satanás obtém seu poder sobre a mente. Ao direcionar os homens a padrões falsos, ele deforma o caráter. Por meio das Escrituras, o Espírito Santo fala à mente e imprime a verdade no coração. Assim, Ele expõe o erro e o expulsa da alma. É pelo Espírito da verdade, operando por meio da Palavra de Deus, que Cristo subjuga Seu povo escolhido a Si mesmo.” — Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 539, 540.

Questões para discussão:

 Avida eterna é conhecer a Deus (João 17:3). Isso significa simplesmente conhecer fatos sobre Ele? "Você conhece a Deus?" Isso tem a ver com conhecer a Jesus?

 Na prática, o que significam as palavras: "A Tua palavra é a verdade?" (João 17:17).

 "Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal" (João 17:15). Nossas escolhas influenciam a maneira como essa oração será respondida em nossa vida?