Um sonho em Dallas

Por Andrew Mcchesney

Samuel declarou que não tinha interesse em estudos bíblicos. “Mas você marcou que estava interessado em um cartão de interesse em estudo bíblico”, disse o autor da chamada, um obreiro bíblico da Primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia de Dallas, no estado americano do Texas. Ele e outros obreiros bíblicos estavam acompanhando os cartões distribuídos pela igreja. “Bem, eu não estou interessado”, disse Samuel.

O interlocutor colocou o cartão de interesse no estudo da Bíblia de lado.

Uma semana depois, outro obreiro bíblico ligou para Samuel.

“Não estou interessado”, disse Samuel.

Na semana seguinte, o obreiro bíblico ligou novamente.

“Quanto custarão os estudos bíblicos?” Samuel perguntou. "Nada."

No primeiro estudo bíblico, Samuel disse que ele e sua esposa estavam procurando uma igreja. Seu filho os convidou para sua igreja, mas eles ficaram ofendidos com um sermão sobre o papa e o Sábado do Sétimo Dia. "Nunca mais colocarei os pés em uma igreja Adventista do Sétimo Dia", disse Samuel.

O obreiro bíblico orou em silêncio e continuou o estudo bíblico.

Depois de várias semanas, o obreiro bíblico convidou Samuel para reuniões evangelísticas na Primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia de Dallas. Ele se perguntou o que Samuel diria. Samuel concordou em ir.

No primeiro encontro, Samuel olhou ao redor da igreja com grande interesse. O edifício tinha uma arquitetura única, com um santuário arredondado, um teto arredondado e bancos curvados ao redor da plataforma.

Samuel procurou o obreiro bíblico. “Preciso falar com você”, ele disse. O obreiro bíblico estava ajudando a preparar a reunião, e ele perguntou a Samuel se ele poderia esperar. Samuel concordou e sentou-se.

Ele ouviu atentamente o sermão do evangelista sobre Daniel 2. Depois, ele encontrou o obreiro bíblico e deixou escapar: “Eu quero ser batizado!” O obreiro bíblico ficou chocado e exclamou: “O quê?” Samuel disse que teve um sonho 18 anos antes. “No sonho, Jesus me levou a uma igreja e disse: 'Esta é a minha igreja'”, ele disse. “Quando entrei na igreja esta noite, eu a reconheci imediatamente.

Finalmente, encontrei a igreja do meu sonho. Eu quero ser batizado.” O obreiro bíblico levou Samuel ao evangelista, que ficou igualmente surpreso ao ouvir sobre o sonho.

O que tornou a história ainda mais notável foi que a igreja havia queimado e um novo prédio havia sido construído 13 anos antes. Samuel tinha visto a nova igreja em seu sonho cinco anos antes de ela ser construída.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org.

Entrando no Jardim

Os capítulos 18 e 19 se entrelaçam, pintando um quadro que é formado pela prisão de Jesus (18:1,12), Anás questionando-o (João 18:13–27), o julgamento diante de Pilatos (João 18:28-19:16), Sua crucificação e morte (João 19:17-37) e Seu sepultamento (João 19:38-42).

O estudo desta semana se concentra no capítulo 18 de João. Ao estudar a passagem, procure temas que se relacionem com a identidade de Cristo. Da mesma forma, preste atenção ao uso da ironia por João, como a forma como os líderes religiosos judeus e romanos buscaram matar Aquele que é a própria vida!

Para chegar ao Jardim do Getsêmani, Jesus e Seus discípulos teriam caminhado da cidade para o lado leste, passando pelo Ribeiro de Cedron (João 18:1) no sopé do Monte das Oliveiras. Há vários pontos de contraste e similaridade entre o relato de João sobre os eventos e os escritores sinóticos.

Por exemplo, João não incluiu o nome do local do encontro ou registrou a luta de Jesus em oração (ver Mateus 26:36–46; Marcos 14:32–42; Lucas 22:39–46). Em contraste, a oração de Cristo em João 17 é cheia de segurança. Jesus sabia o que estava prestes a ocorrer (João 13:1; 18:4).

Em vez de implorar que o cálice fosse removido Dele (Mateus 26:39; Marcos 14:36; Lucas 22:42), Jesus abraçou o cálice como um presente de Seu Pai (João 18:11). Embora João ainda tenha identificado Judas como o traidor (João 18:2, 3, 5), ele não incluiu Judas identificando Jesus com um beijo (Mateus 26:47 50; Marcos 14:43–46; Lucas 22:47, 48). Em vez disso, Jesus assumiu a liderança e se identificou para aqueles enviados para prendê-lo.

Confronto

O Evangelho de João é único em identificar o cenário da prisão de Jesus como um jardim (João 18:1, 26). Da mesma forma, somente João nos informa que Jesus foi sepultado em um jardim (João 19:41). Um jardim também foi o cenário onde a humanidade caiu em pecado pela primeira vez (Gênesis 2:15; 3:1–10). Jesus conquistou no lugar onde Adão e Eva foram conquistados. Depois de descrever o local da prisão de Jesus, João revelou que era um local bem conhecido para o qual Jesus frequentemente se retirava um lugar onde Judas esperava encontrar Jesus.

De acordo com a tradição, foi aqui que Jesus teve Sua conversa noturna com Nicodemos. Aquela conversa em que Jesus descreveu pela primeira vez Sua missão (João 3:12–15) compartilhou um cenário comum com o cumprimento daquelas palavras na conclusão de Seu ministério.

Um destacamento romano normalmente continha entre duzentos e seiscentos soldados, todos bem treinados e armados. Jesus os confrontou, perguntando quem eles estavam procurando. Quando eles disseram: “Jesus de Nazaré”, Jesus respondeu sem hesitar: “Eu sou Ele” (João 18:4-8). Como em outros lugares do Evangelho, a palavra “Ele” foi adicionada à tradução em inglês. Jesus estava reiterando Sua afirmação de que Ele é o EU SOU do Êxodo. Ele novamente se identificou com o nome divino, revelando a presença de Deus neste mundo. Quando Jesus disse “EU SOU”, a multidão caiu de volta ao chão, uma resposta que refletiu outros que se encontraram na presença de Deus (João 18:6; Daniel 10:9; Apocalipse 1:7).

Num momento de intensa pressão e estresse, Jesus mais uma vez mostrou Sua cuidar dos discípulos. Depois de perguntar uma segunda vez quem os soldados estavam procurando, Jesus disse aos guardas para deixarem Seus seguidores seguirem seu caminho (João 18:7, 8). Infelizmente, Suas ações foram perdidas para Pedro, que ainda não entendia o reino único de Jesus e estava determinado a lutar. Pedro estava disposto a enfrentar centenas de homens para salvar Jesus. Sua devoção é admirável, mas seu zelo era gravemente equivocado. Jesus estava comprometido em receber o cálice de Seu Pai (João 18:11).

A hora final de Jesus se aproximava e, com sua prisão oficial, ele assumiu o comando. cálice de sofrimento. A narrativa ganha velocidade e intensidade conforme Jesus se aproxima de Sua morte. Apesar da submissão de Cristo, Pedro continuou a resistir ao aviso de Jesus. Enquanto Jesus era amarrado e levado ao Seu julgamento, a negação de Cristo por Pedro atingiu novos níveis.

Perante os Sacerdotes

Depois que os oficiais prenderam Jesus, eles O levaram a Anás, que era o sogro de Caifás, o sumo sacerdote daquele ano (João 18:13). Anás havia servido anteriormente como sumo sacerdote, mas como ele não ocupava mais esse cargo, ele não tinha legitimidade legal nos procedimentos. Seu papel era questionar Jesus antes de enviá-Lo a Caifás. Depois de ligar os dois homens, João lembrou ao leitor da proclamação de Caifás de que Cristo deveria morrer pelo bem da nação. (João 18:14).

Enquanto Jesus era levado para o pátio, dois de Seus discípulos o seguiam de perto. Aparentemente, aqueles dentro da casa de Anás conheciam João, seja por meio de sua família ou de sua proeminência como discípulo. João solicitou que Pedro tivesse permissão para entrar, e ambos os homens entraram (João 18:15, 16). Enquanto Jesus respondia a Seus acusadores, Pedro se aquecia perto do fogo com a multidão. A criada que guardava a porta se perguntou se Pedro era um discípulo e o questionou.

As palavras de Pedro, "Eu não sou" (João18:17), contrastam diretamente com a declaração de Jesus, "Eu sou" (versículos 5, 8). Jesus admitiu sem hesitação quem Ele é, sabendo aonde isso levaria. Em contraste, Pedro se recusou a declarar que era um discípulo. Apenas algumas horas antes, Pedro estava pronto para morrer com Cristo, mas aqui ele se juntou a Seus inimigos quando confrontado com uma pergunta simples. Pedro então desapareceu da narrativa, como Judas havia feito.

O julgamento de Jesus era ilegal por várias leis judaicas. Os julgamentos nunca deveriam ser realizados em dias santos, e este foi realizado durante a Páscoa (João18:28). Além disso, os julgamentos deveriam ser conduzidos apenas durante o dia, e isso ocorreu à noite (Mateus 26:34). Todo o interrogatório de Anás, que não tinha autoridade, e o espancamento de Jesus também foram claras violações da lei.

Todas as medidas de proteção para o acusado, estipuladas pela lei judaica, foram desconsideradas, estipuladas pela lei judaica, foram desconsideradas. Nesse caso, as autoridades já tinham decidido que Jesus devia morrer – mesmo quando confrontados com o apelo de Nicodemos por um julgamento justo (João 7:51). Por isso não, tiveram escrúpulos em realizar um julgamento que era nitidamente ilegal.

Momento de Reflexão

► Faça uma lista das maneiras pelas quais Jesus foi tratado de forma injusta e ilegal. Por que Ele abriu mão de Seus direitos?

► O que torna errado o conluio entre os líderes religiosos (igreja) e os líderes governamentais (estado) durante o julgamento e a morte de Jesus?

► Qual era a opinião de Pilatos sobre Jesus? Em que ele baseou sua opinião?

► O que impediu Pilatos de agir de acordo com suas convicções?

► De que maneiras a cultura de hoje escolhe Barrabás em vez de Jesus? A igreja também?

► O que podemos aprender sobre a confiabilidade de Jesus e Sua Palavra por meio da história da cruz? (João 18:9, 32; 19:24, 28, 36.)

► Dada a explicação de Jesus sobre o significado de Seu reino, de que maneiras práticas Seus seguidores hoje podem viver sob sua autoridade?

Diante De Pilatos

A primeira cena relacionada a Pilatos gira em torno da acusação contra Jesus. A pergunta de Pilatos (João18:29) era um pedido de acusação formal. Esperando que Pilatos simplesmente concordasse com suas exigências, os líderes insultaram Cristo, mas se recusaram a especificar um crime (versículo 30). Como Pilatos adiou de volta aos seus costumes, eles revelaram sua determinação premeditada de que Jesus tinha que morrer (versículo 31). A lei judaica do Antigo Testamento permitia que o povo apedrejasse alguém por blasfêmia (Levíticos 24:16), mas eles não tinham a independência nacional para executar alguém sem a aprovação de Roma.

Na segunda cena, Pilatos deixou os acusadores e voltou ao palácio para interrogar a Jesus (João 18:33). A pergunta inicial de Pilatos estava cheia de significado mais profundo. Esta pergunta, “És tu o rei dos judeus?” está incluída em todos os quatro Evangelhos (Mateus 27:11; Marcos 15:2; Lucas 23:3; Jo 18:33). A acusação ameaçava o império, o que naturalmente ameaçaria a posição de Pilatos.

A passagem justapõe César e Cristo. Em todos os quatro Evangelhos, a palavra “tu” nesta pergunta é usada enfaticamente, como se perguntasse incrédula, “És tu o rei dos judeus?” Para Pilatos, era ridículo pensar que esse humilde galileu era um rei. A resposta de Jesus (João 18:36) revela que a essência da questão é: “Você é um rei político ou é o Rei Messiânico?”

A natureza do reino de Cristo tem sido mal compreendida em todo o Evangelho de João (6:14, 15). O reino de Cristo pertence ao reino da teologia, não da política. Ele transformou o significado de realeza e poder (João 18:36, 37). A moeda deste reino é a verdade. Tendo lido até aqui no Evangelho, entendemos que Jesus é a verdade (14:6), e que Seus seguidores pertencem à verdade (João 18:37). Sabemos que eles ouvem Sua voz para segui-Lo (João 10:4, 16). Pilatos, no entanto, parecia desinteressado neste reino apolítico.

A terceira cena mostra Pilatos de volta ao Pretório, conversando com a multidão que clamava pela morte de Jesus (João 18:38). Pilatos relatou que ele achou Jesus inocente, mas concordaria com o costume de soltar um prisioneiro na Páscoa (versículos 38, 39). Então apresentou aos judeus, ou Barrabás, um criminoso que havia sido preso com rebeldes. A mesma palavra grega que é usada para descrever Barrabás, e que em João 18:40 é traduzida como ‘’Salteador’’ (NAA) ou ‘’Líder rebelde’’ (NVI), também ocorre em João 10:18, em que significa “Salteador” (NAA) ou “Assaltante” (NVI).

Julgamento Infames

“Cristo deveria ser julgado formalmente perante o Sinédrio; mas diante de Anás Ele foi submetido a um julgamento preliminar. Sob o governo romano, o Sinédrio não podia executar a sentença de morte. Eles só podiam examinar um prisioneiro e fazer um julgamento, a ser ratificado pelas autoridades romanas. Era, portanto, necessário apresentar contra Cristo acusações que seriam consideradas criminosas pelos romanos. Uma acusação também deveria ser encontrada que o condenasse aos olhos dos judeus. Não poucos entre os sacerdotes e governantes foram condenados pelos ensinamentos de Cristo, e apenas o medo da excomunhão os impediu de confessá-lo” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 560).

“Cristo sofreu intensamente sob abuso e insulto. Nas mãos dos seres que Ele havia criado, e por quem Ele estava fazendo um sacrifício infinito, Ele recebeu toda indignidade. E Ele sofreu em proporção à perfeição de Sua santidade e Seu ódio ao pecado. Seu julgamento por homens que agiram como demônios foi para Ele um sacrifício perpétuo. Estar cercado por seres humanos sob o controle de Satanás era revoltante para Ele. E Ele sabia que em um momento, pelo lampejo de Seu poder divino, Ele poderia lançar Seus cruéis algozes no pó. Isso tornou o julgamento mais difícil”.

Mas uma angústia mais aguda rasgou o coração de Jesus; o golpe que infligiu a dor mais profunda que nenhuma mão inimiga poderia ter dado. Enquanto Ele estava passando pela zombaria de um exame diante de Caifás, Cristo havia sido negado por um de Seus próprios discípulos... Enquanto os juramentos degradantes estavam frescos nos lábios de Pedro, e o canto estridente do galo ainda soava em seus ouvidos, o Salvador se virou dos juízes carrancudos, e olhou diretamente para Seu pobre discípulo. Ao mesmo tempo, os olhos de Pedro foram atraídos para seu Mestre. Naquele semblante gentil ele leu profunda piedade e tristeza, mas não havia raiva ali”.

“Pilatos tinha um desejo de saber a verdade. Sua mente estava confusa. Ele agarrou avidamente as palavras do Salvador, e seu coração foi tocado por um grande desejo de saber o que realmente era, e como ele poderia obtê-la. 'O que é a verdade?' ele perguntou. Mas ele não esperou por uma resposta. O tumulto lá fora o lembrou dos interesses da hora; pois os sacerdotes clamavam por ação imediata. Saindo para os judeus, ele declarou enfaticamente, 'Eu não encontro nele nenhuma falha'”.