Deus Encarnado

VERSO PARA MEMORIZAR:


Leituras da semana:
João 1
Leia para o estudo desta semana: João 1.

Apartir do Título, e do estudo da semana, anote suas impressões sobre o que se trata a lição:

Pesquise: em comentários bíblicos, livros denominacionais e de Ellen G. White sobre temas neste texto: João 1.

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 05 de Outubro.

Peso em uma cabana de acampamento

Por Andrew Mcchesney

Um peso assustador repousava sobre a cabana de madeira vermelha enquanto oito meninas nativas do Alasca se preparavam para dormir em sua primeira noite no Camp Polaris, um acampamento de verão Adventista do Sétimo Dia no sudoeste do Alasca. Todas as meninas sentiram isso. Os dois conselheiros da cabana sentiram isso. Era um sentimento intenso de maldade e dano.

Uma conselheira, Rachel, de 21 anos, estava fisicamente exausta, mas não conseguia dormir. Ela sentiu que os anjos malignos estavam mais presentes do que o normal. Ela pensou nos oito adolescentes em sua cabana. Muitos deles tinham sofrido abusos, praticado automutilação e lutado contra drogas. O tio de uma garota era xamã.

Rachel se levantou e atiçou o fogo em uma pequena fornalha preta. Mesmo em agosto, as noites de verão do Alasca eram frias. Ela começou a cantar sobre Jesus. Naturalmente tímida, ela não gostava de cantar, especialmente sozinha. Mas a canção brotou de seus lábios. Enquanto cantava, Rachel visitou cada beliche e orou com cada menina. Finalmente, as meninas adormeceram.

Depois disso, Rachel cantava todas as noites e orava com as meninas.

Uma noite, enquanto fazia a ronda, ela perguntou a uma menina se ela tinha alguma oração pedidos. “Sim, quero rezar para estar segura e protegida”, disse a menina.

“Seguro de quê?”, perguntou Rachel.

A garota disse que na escuridão da noite anterior, alguém a agarrou pelo pescoço. Enquanto ela lutava para respirar, uma luz brilhante apareceu, e o ser invisível soltou seu aperto. Na luz brilhante estava um anjo, e ele disse: "Não tenha medo." A paz imediatamente tomou conta da garota. Ela adormeceu e não mencionou o incidente a ninguém até falar com Rachel.

Depois que Rachel orou com ela, a garota se interessou mais por Jesus pelo resto do tempo no acampamento. Ela era uma garota quieta que não falava muito.

Mas claramente uma semente foi plantada em seu coração.

Rachel ficou encantada quando a menina voltou ao acampamento para treinar para se tornar um membro da equipe alguns anos depois.

Rachel Charle, que agora leciona em uma escola Adventista em Sitka, Alasca, ainda é voluntária no Camp Polaris, o lugar onde testemunhou a realidade do grande conflito entre o bem e o mal quando era uma jovem conselheira.

“Trabalhar em Polaris me mostrou que há pessoas nos Estados Unidos que não conhecem Jesus”, ela disse. “Trabalhar neste acampamento foi o motivo pelo qual decidi me tornar professora no Alasca.”

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.licao.org/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição neste aplicativo. Temos os seguintes custos freasse, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.Licao.org.

No Princípio

Iniciando nossa jornada com Jesus pelos olhos de João, somos imediatamente confrontados com conceitos e ideias que nos desafiam. Não podemos ler este livro de forma superficial. Ao examiná-lo com cuidado, percebemos que a versão de João da história do evangelho está cheia de metáforas. As metáforas nos chamam a atenção para semelhanças entre duas ideias que, de outra forma, poderíamos não conectar. João registra cuidadosamente as metáforas que Jesus usou para compartilhar percepções mais profundas sobre Si mesmo.

Em algumas passagens, essas representações estão bem na superfície. Por exemplo, João usa uma série de metáforas baseadas nas palavras de Jesus “Eu sou”. Pense em como o uso de uma metáfora desse tipo enriquece a história em João 11:25.

Outras vezes, essas imagens são sutis e exigem mais reflexão para serem detectadas. Algumas dessas metáforas se desenvolvem ao longo do Evangelho, em vez de começarem e terminarem em um único capítulo ou passagem. (Esses casos demonstram a importância de reler o livro, pois, ao fazermos isso, ganhamos novas percepções e entendimentos.) O primeiro capítulo de João inclui um exemplo dessas metáforas abrangentes: Natanael chama Jesus de “o Rei de Israel” (João 6:15). Essa ideia é desenvolvida ao longo do livro.

Em João 6, o povo quer coroá-Lo como Rei de Israel, e no final do Evangelho, durante o julgamento e a crucificação, Jesus é descrito como “Rei dos Judeus” (João 18:33, 39; 19:3, 19).

Essas descrições posteriores nos ajudam a formar uma compreensão correta da metáfora. Jesus não é um rei no sentido romano. Ele não é alguém que exerceria autoridade e poder em Seu próprio nome. Jesus é Rei de uma maneira que Natanael e os leitores do Evangelho não esperam a princípio. Jesus representa um reino celestial que eles têm pouca compreensão.

João não perdeu tempo em nos confrontar com sua primeira metáfora. Jesus é a Palavra criadora, a Palavra que estava com Deus desde o início (“verbo” também pode ser traduzido como Palavra).

Folheie o evangelho de João ou leia alguns capíulos e observe quantas metáforas você consegue encontrar. Anote as. Pense no que elas podem estar comunicando.

Ouvindo a Abertura

João 1:1¬–18 é como uma abertura musical o trecho inicial de uma ópera, balé ou outra produção teatral. Em algumas dessas produções, trechos da abertura reaparecem em músicas posteriores, ficando mais claros a cada retorno. Da mesma forma, este prólogo inclui temas que se repetem ao longo do Evangelho. Leia a passagem em voz alta. Preste atenção ao fluxo das palavras e pensamentos. Vamos estudar o prólogo em três estrofes: versículos 1¬–8, 9–13 e 14¬–18. Cada estrofe foca na Palavra. Os primeiros oito versículos descrevem a Palavra eterna e a testemunha humana. Os versículos 9–13 resumem a resposta da humanidade à Palavra. A terceira estrofe conta sobre a entrada da Palavra no mundo e a graça que isso traz.

Ao ler o versículo 1, leitores modernos muitas vezes pensam na Trindade—especificamente no Filho e no Pai. No entanto, João usou uma linguagem que não se restringe a um só contexto religioso. O termo “a Palavra” (logos em grego) seria reconhecido tanto por leitores judeus quanto não judeus na época de João. Para os gregos, logos era um princípio que governava o universo. Para os judeus, logos representava o plano criativo de Deus. Também apontava para a Palavra criadora que trouxe o mundo à existência.

Se pensarmos apenas no Pai e no Filho, a profundidade da mensagem de João nos escapa. Considerar a metáfora da Palavra nos ajuda a entender quão único é Cristo. O cenário de João é “No princípio”, mas é o início deste mundo (Gênesis 1:1) ou o início de tudo? Se pudéssemos voltar a esse começo, encontraríamos a Palavra e Deus já lá. O evangelho começa antes da história humana. Lembrar disso nos ajuda a compreender o impacto monumental que a Palavra tem ao interagir com a condição humana.

João declarou que a Palavra é Deus; ela incorpora todos os atributos de Deus. Quando encontramos a Palavra, encontramos Deus. Essa compreensão não deve ser enfraquecida ao dizer que a Palavra teve uma origem divina ou era simplesmente um Deus. João enfatizou que a Palavra era Deus mesmo antes da Criação, e que a Palavra é Deus encarnado (João 1:18). Ele nos lembra que o Cristo ressuscitado também é Deus (20:28, 29). Como disse Ellen White: “Nas palavras, ‘Eu sou a luz do mundo’, Cristo declarou Sua unidade com Deus e Sua relação com toda a família humana” (O Desejada de Todas as Nações [1898], 464).

À medida que a primeira subseção conclui (João 1:4–8), João passa de descrever a Criação para apresentar o pano de fundo cósmico. Duas forças opostas são introduzidas: luz e escuridão. Elas são personificadas, pois há um inimigo operando nas sombras da história, assim como Deus opera na luz. A luta entre luz e escuridão aparece frequentemente neste livro do Evangelho de João (João 3:19–21; 8:12; 11:9, 10; 12:35, 46; 13:2, 27).

O Verbo e a Criação

As segundas e terceiras estrofes (João 1:9¬–13, 14–18) se concentram na interação entre a Palavra e o mundo. A segunda estrofe resume o espectro completo de respostas, desde a rejeição total até a aceitação que traz vida. A verdadeira Luz ilumina cada coração, mas muitas vezes o coração se enclausura na escuridão. No entanto, a Luz continua a brilhar, sempre tomando a iniciativa, sempre buscando dissipar a escuridão.

“Cristo é a ‘Luz que ilumina todo homem que vem ao mundo.’ João 1:9. Assim como através de Cristo cada ser humano tem vida, também através Dele cada alma recebe algum raio de luz divina. Não apenas o poder intelectual, mas o poder espiritual, uma percepção do certo, um desejo de bondade, existem em cada coração” (Ellen G. White, Educação [CPB, 2021], p. 20). Como essa Luz brilha em cada coração, mesmo aqueles que nunca ouviram o nome de Jesus têm uma aversão inata ao mal e um desejo por algo melhor. Ninguém pode escapar da Luz. Mesmo as pessoas mais más do mundo precisam reprimir uma certa sensação de certo e errado. Da mesma forma, todos entram em conflito com a escuridão. O Evangelho apresenta histórias de pessoas que rejeitam ou aceitam a Luz. O autor de João espera que os leitores aceitem o poder iluminador e convictor da Luz. “Mas contra esses princípios há uma força antagônica lutando.... Há na sua natureza uma inclinação ao mal, uma força que, sem ajuda, ele não pode resistir. Para resistir a essa força... ele pode encontrar ajuda em apenas um poder. Esse poder é Cristo. A cooperação com esse poder é a maior necessidade do homem”.

A última estrofe (João 1:14–18) é impactante. Vemos a Palavra eterna e criadora tornar-se parte da criação: “A Palavra se fez carne e habitou entre nós”. Em uma expressão concisa e revolucionária, João identificou o coração pulsante do cristianismo. A Palavra eterna entrou plenamente na esfera da humanidade. Isso não é mais uma história cósmica apenas; agora é uma história intimamente humana. João transmite essa intimidade usando pronomes pessoais como “habitou entre nós,” “nós contemplamos a Sua glória,” e “todos nós recebemos”, pois ao fazer isso, ele descreve o que pessoalmente experimentou na vida de Jesus. A Palavra traz glória, graça e verdade. A abundante plenitude de Sua graça se estende a todos.

A expressão “único gerado” frequentemente confunde os leitores. No entanto, a expressão grega simplesmente significa único. A mesma palavra é usada para Isaque. Ele não era o único filho de Abraão, mas era o filho da promessa (Hebreus 11:17). (Para outros exemplos, leia Lucas 7:12; 8:42; 9:38.) A ênfase não está na geração, como na procriação, mas na unicidade.: para que a Palavra possa tornar Deus conhecido em um mundo mergulhado em mal-entendidos.

Momento de Reflexão

► Qual é a relação das passagens com o texto chave (João 1) da lição desta semana?

► Qual é a sua maior dificuldade para compreender a dinâmica que envolve a Trindade?

► O que sabemos sobre a história, a identidade e a natureza de Jesus a partir dos versículos iniciais de João?

► Como você vê Jesus de maneira diferente ou O vê novamente?

►Após o estudo desta semana, quais são algumas das aplicações pessoais pelas quais você foi condenado em sua vida?

►Quais são algumas aplicações práticas que você deve fazer na escola, na família, no local de trabalho e na vida da igreja?

►Revise o versículo para memorizar. Como isso se aplica à sua vida esta semana?

Interpretando o Verbo

À medida que o cristianismo se espalhava, surgiram discussões sobre a dinâmica entre a Palavra e Deus. A Palavra teve um começo como tudo o mais? Ou a Palavra é realmente eterna, como sugerido em João 1:1? Várias respostas a essas perguntas foram propostas. Sabélio, um teólogo do século II, argumentou que o Pai, o Filho e o Espírito são simplesmente três manifestações diferentes de um único ser, Deus. Seria como se você usasse três fantasias diferentes em três dias sucessivos você parece diferente, mas é a mesma pessoa por trás de tudo. Isso é chamado de Modalismo.

Os docetistas argumentavam que a Palavra não tomou realmente uma forma humana, mas apenas parecia ter uma. Ele parecia humano, mas na verdade não era. “Como poderia Deus assumir uma forma humana e sofrer?” eles perguntavam.

Os adotionistas foram para o extremo oposto do espectro. Eles propuseram que Jesus nasceu como um ser humano, foi adotado por Deus em Sua concepção e, posteriormente, desenvolveu uma natureza divina.

Um sacerdote de Alexandria chamado Ário desenvolveu a doutrina do arianismo. Ele argumentava que a Palavra foi formada por um ato especial de criação no passado distante. Na compreensão de Ário, a Palavra teve um começo e, somente depois, começou a agir como o agente criador de Deus. Ele também acreditava que o Espírito Santo era separado do Pai e do Filho, tendo sido criado por Deus e pela Palavra. Vários fundadores da antiga Igreja Adventista do Sétimo Dia tinham uma compreensão semi-ariana da Divindade. Eles acreditavam que Jesus tinha um começo.

A perspectiva mais amplamente aceita entende que a Divindade é composta pelo Pai, Filho e Espírito. Ela sustenta que os três são coeternos, iguais e envolvidos tanto na criação quanto na redenção. A Igreja Adventista do Sétimo Dia mantém essa visão, tendo chegado a essa conclusão através de um estudo profundo da Bíblia.

Como todas essas interpretações foram baseadas em diferentes compreensões das Escrituras, como devemos discernir qual é a verdade? Aqui estão algumas sugestões: Primeiro, precisamos de muita humildade. “Como povo, estamos certamente em grande perigo... de considerar nossas ideias, porque há muito tempo cultivadas, como doutrinas bíblicas e em cada ponto infalíveis, medindo todos pela nossa interpretação da verdade bíblica. Este é nosso perigo, e isso seria o maior mal que poderia nos acontecer como povo” (Ellen G. White, The Ellen G. White 1888 Materials [1987], 830).

A Divindade de Cristo

“Em Cristo está a vida, original, não emprestada, não derivada. ‘Aquele que tem o Filho tem a vida.’ (1 João 5:12). A divindade de Cristo é a certeza do crente em relação à vida eterna. ‘Aquele que crê em Mim,’ disse Jesus, ‘ainda que esteja morto, viverá’” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 423, 424).

“Cristo é o Filho de Deus pré-existente e autoexistente.... Ao falar de Sua pré-existência, Cristo leva a mente de volta por eras sem data. Ele nos assegura que nunca houve um tempo em que Ele não estivesse em estreita comunhão com o Deus eterno. Aquele cuja voz os judeus estavam ouvindo naquele momento tinha estado com Deus como alguém criado junto a Ele” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 426).

“Não destaque aquelas características da mensagem que são uma condenação dos costumes e práticas do povo, até que eles tenham a oportunidade de saber que somos crentes em Cristo, que acreditamos em Sua divindade e em Sua pré-existência” (Ellen G. White, Obreiros do Evangelho, p. 405).

“Ele era igual a Deus, infinito e onipotente.... Ele é o Filho eterno e autoexistente” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 426).

“O Pai e o Filho têm cada um uma personalidade. Cristo declarou: ‘Eu e Meu Pai somos um.’ No entanto, foi o Filho de Deus que veio ao mundo em forma humana. Largando Sua roupa real e a coroa real, Ele vestiu Sua divindade com humanidade, para que a humanidade, através de Seu sacrifício infinito, pudesse se tornar participante da natureza divina” (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, vol. 9, p. 56).

“Representações como as seguintes são feitas: ‘O Pai é como a luz invisível: o Filho é como a luz encarnada; o Espírito é a luz derramada.’ ‘O Pai é como o orvalho, vapor invisível; o Filho é como o orvalho reunido em forma bela; o Espírito é como o orvalho caído sobre a sede da vida.’...

“Todas essas representações espiritualistas são simplesmente nada. Elas são imperfeitas, não verdadeiras.... O Pai é toda a plenitude da divindade em corpo, e é invisível à vista mortal.

“O Filho é toda a plenitude da divindade manifestada....

“O Consolador que Cristo prometeu enviar... é o Espírito em toda a plenitude da divindade, manifestando o poder da graça divina a todos que recebem e crêem em Cristo como Salvador pessoal. Existem três pessoas vivas do trio celestial; em nome desses três grandes poderes o Pai, o Filho e o Espírito Santo... esses poderes cooperarão com os sujeitos obedientes do céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo” (Ellen G. White, Evangelismo p. 425, 426).